Água termal: você já considerou incluir esse produto na sua rotina de cuidados com a pele? Muita gente até duvida dos benefícios desse dermocosmético, mas os dermatologistas garantem que a substância, vinda das estações termais francesas, possui grandes benefícios - desde sua ação antioxidante, hidratante, calmante, até o tratamento da pele sensível e da dermatite atópica. Quer saber como usar o produto na pele e no cabelo? O DermaClub, junto com o seu time de especialistas, explica para você!

1. O que é água termal?

De acordo com a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, a água termal é originária das estações termais da França e bastante famosa por ser mais mineralizada que a água comum. “Ela é perfeita para acalmar a pele sensível ou sensibilizada, refrescar e hidratar, além de ser usada para o tratamento de doenças como dermatite atópica e psoríase. O dermocosmético também contribui para a reposição de sais minerais perdidos ao longo do dia”, explicou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2. Quais os benefícios da água termal?

- É antioxidante;
- Acalma a pele;
- Hidrata;
- Tonifica;
- Refresca;
- Alivia a irritação;
- Ameniza a sensação de queimaduras solares;
- Suaviza irritações e coceiras.

3. Como usar água termal?

Basta borrifar o produto com o frasco na vertical, respeitando uma distância de 20 centímetros. Não precisa agitar.

3.1. Como incluir na rotina de cuidados com a pele?

Existem muitas maneiras de incluir a água termal na sua rotina de cuidados com a pele. A Dra. Vanessa Metz indica algumas opções:

Opção 1) Como um hidratante: para revitalizar a pele e repor os minerais perdidos.

Opção 2) Para refrescar: usar em dias muito quentes, durante exercícios físicos ou pós-praia.

Opção 3) Para acalmar: quem tem sensibilidade na pele ou sente desconforto depois da depilação ou, no caso dos homens, no pós-barba, o produto é recomendado, pois acalma a pele e fecha os poros.

Opção 4) Preparar a pele para a maquiagem: aplicando a água termal e deixando que ela evapore sozinha. Em seguida, começar a se maquiar.

Opção 5) Para finalizar e dar um ‘glow’ na make: você também pode borrifar a água termal quando terminar a maquiagem. Assim ela vai durar mais tempo e ainda proporcionar mais viço à pele.

4. Ativos presentes na água termal

A água da chuva, ao penetrar pelas rochas, passa por um superaquecimento e com isso extrai alguns minerais existentes na região. Cada água termal tem uma composição única. Mas, em geral, sua composição é de:

- Cálcio;
- Cobre
- Zinco
- Potássio;
- Ferro;
- Fósforo;
- Selênio.

5. Pele sensível x água termal

A pele sensível é uma condição que afeta muitas pessoas e causa uma série de incômodos, como coceira, manchas vermelhas, irritação, formação de bolinhas no corpo e no rosto, entre outros. O uso da água termal, principalmente se tiver ação comprovadamente prebiótica, pode amenizar todos esses sintomas e equilibrar a sensibilidade cutânea. Sua fórmula sem álcool, corantes, perfume e parabenos é indicada para esses casos e pode ser usada sempre que necessário ao longo do dia.

6. Dermatite atópica x água termal

Você sabia que as estações termais na França são especializadas no tratamento de doenças de pele como a dermatite atópica? A água termal vendida em frascos e sprays é a mesma utilizada nos tratamentos de pele, por isso, auxilia o tratamento do problema. É o que afirma a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro. “Ela tem um excelente poder calmante, isso é inegável e funciona muito bem na prática. Acredito que a água termal engarrafada é uma excelente opção para a prevenção das crises de dermatite atópica ou até para o seu tratamento numa fase mais branda”, acrescentou.

7. Pode usar na pele e no cabelo?

Sim! Da mesma forma que a água termal faz bem à pele, o produto também ajuda a manter seus cabelos saudáveis. Você pode borrifar um pouco no comprimento dos fios e principalmente nas pontas, que costumam ser mais ressecadas. A substância ajuda repor os minerais perdidos e manter as madeixas hidratadas.

8. Qual é a diferença entre água termal e água micelar?

A solução micelar é formada por partículas de micelas que ajudam a retirar as impurezas da pele, como a oleosidade, e remover a maquiagem, produtos e resíduos presentes na superfície cutânea. Já a água termal é rica em minerais, como o selênio, por exemplo, e ajuda hidratar e acalmar a pele sensibilizada.

9. Mitos e verdades sobre água termal

9.1. A água termal tem o mesmo efeito da água mineral?

Mito. Embora as duas proporcionem benefícios para o corpo, a água termal possui uma concentração alta de minerais vindos das estações termais francesas

9.2. Só quem tem a pele sensível pode usar água termal?

Mito. A água termal pode ser usada em todos os tipos de pele, inclusive a oleosa. Além disso sua ação hidratante é perfeita para quem sofre com o excesso de brilho e acne, sem deixar aquele aspecto gorduroso no rosto, principalmente na zona T.

9.3. Faz bem para clarear as olheiras.

Verdade. Devido a sua ação calmante, a água termal pode ser usada para amenizar a aparência das olheiras. Basta borrifar um pouco da solução gelada em um pedaço de algodão e colocar sobre as pálpebras. Deixe repousar por cinco minutos e terá a região mais revigorada!

9.4. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Verdade, graças a sua ação antioxidante, que ajuda a inibir a ação dos radicais livres - moléculas instáveis que aceleram o envelhecimento da pele. Por isso, antes de começar o dia, que tal borrifar um pouco de água termal na sua pele?

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.