Das pistas de corrida às esteiras de academia, a corrida é uma das atividades físicas mais básicas e prazerosas que existem. Extremamente prática, ainda pode ser uma boa opção para quem está começando a se exercitar há pouco tempo, já que se pode começar com uma simples caminhada. Os benefícios da corrida, além da perda de peso, atingem todo o organismo e proporcionam uma vida mais leve, saudável e feliz. Abaixo, conheça mais vantagens!

1. A corrida queima calorias e contribui para a redução de gordura

Um dos benefícios da corrida mais reconhecidos é a queima de calorias. Esse processo ocorre durante e até mesmo depois do exercício e independe da velocidade. Corridas mais lentas exigem uma grande quantidade de calorias, com isso, contribuem com perda de gordura corporal. No entanto, quanto mais esforço é exigido - como realizar em terrenos íngremes e na areia fofa - maior é a queima, potencializando ainda mais os resultados no corpo.

2. Correr diminui os riscos de doenças cardiovasculares: o seu coração agradece!

A corrida colabora com todo o organismo, principalmente com o coração. A atividade aumenta a frequência cardíaca e o bombeamento de sangue, que fortalece o músculo do coração e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Ao mesmo tempo, torna as artérias fortes e ajustadas, já que elas se expandem e se contraem para acompanhar o aumento do bombeamento sanguíneo.

3. Pernas torneadas e joelhos fortalecidos: a corrida favorece os músculos inferiores

A prática fortalece os ossos, a cartilagem e os músculos das pernas. Ela também contribui para o aumento da produção de massa óssea pelo organismo, e ajuda a impedir perdas características do envelhecimento, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças reumatológicas, como a artrose.

4. Correr beneficia também funções neurológicas e melhora a atividade cerebral

Maior clareza no pensamento e memória mais ativa são as principais vantagens que a corrida traz para o cérebro. Isso porque a atividade, ao estimular a contração muscular, aumenta a comunicação entre os neurônios e permite a nutrição adequada desses neurotransmissores. Além disso, o exercício também incentiva a atividade no hipocampo, área cerebral relacionada à memória e à aprendizagem.

5. Correr pra ser feliz: a atividade libera endorfina

Correr também contribui para o estado de espírito de seus adeptos ao liberar endorfina - substância responsável pela sensação de bem estar no organismo. Desse modo, o exercício colabora no combate à ansiedade, ao estresse e à depressão, ajudando as pessoas a serem mais saudáveis e felizes.

Animou? Não esqueça que antes de iniciar qualquer atividade física é essencial passar por uma avaliação médica!