Você sentiu uma coceira no braço e logo depois notou que a região ficou bem vermelha e cheia de bolinhas. Não se espante, mas é bom saber que esses são os principais sintomas de alergia na pele - uma reação inflamatória que pode surgir em qualquer parte do corpo. Embora seja bastante incômodo, existe prevenção e tratamento para os diversos quadros alérgicos. Para entender melhor, o DermaClub conversou com a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, que contou a melhor forma de controlar essa reação. Olha só!

O que é alergia de pele?

Uma alergia de pele é nada menos que uma reação inflamatória decorrente de uma sensibilidade a um determinado estímulo. “Cada pessoa reage de uma forma diferente com estímulos diferentes, que podem levar ao quadro de vermelhidão, inchaço, coceira, bolinhas ou bolhas na pele em qualquer parte do corpo” explicou a médica. Dependendo, pode causar até sintomas sistêmicos, como dificuldade de respiração e inchaço.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

O que causa uma alergia de pele?

Uma alergia pode ser causada por vários estímulos: como cosméticos, produtos químicos, agentes presentes no ar (poeira), alimentos, medicamentos, picadas de insetos… Diferentes fatores podem desencadear algum tipo de reação na pele.

4 tipos de alergia de pele:

Urticária: lesão avermelhada, que aparece em placas e com relevo, provocando coceira. Pode ser desencadeada por medicamentos, alimentos, picadas de inseto ou contato com substâncias como látex e tintas, por exemplo;

Angioedema: tem a mesma origem da urticária, porém, é mais grave porque atinge as camadas mais profundas da pele e também as mucosas, podendo provocar inchaço dos lábios, língua, olhos e das vias respiratórias;

Dermatite de contato: é uma forma de irritação da pele causada pelo contato com substâncias específicas. Além disso, essa alergia pode ser dividida entre dermatite de contato irritativa ou dermatite de contato por sensibilização;

Como podemos prevenir cada tipo de alergia?

A Drª Luciana explica: “A primeira coisa a ser feita é interromper de vez o contato com a substância que causou a alergia para evitar a inflamação novamente”. Além disso, de modo geral, uma pele bem hidratada é uma pele que possui menos risco de desencadear uma alergia. “Se a pessoa tiver uma barreira cutânea desprotegida, esses quadros alérgicos podem desencadear a todo momento”, ressaltou. Uma vez instalada a alergia, é importante procurar um dermatologista para confirmar esse quadro e indicar o melhor tratamento.

Produtos indicados para aliviar a alergia na pele:

- Água termal;
- Hidratante com ativos prebióticos;
- Loção de limpeza hidratante;
- Protetor solar.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.