Você costuma ter alergias na pele? Esse problema costuma causar vários incômodos, como manchas e bolinhas vermelhas que coçam. Existem vários tipos dessa doença de pele, mas a boa notícia é que conseguimos nos preveni-la através do uso de hidratantes, da água termal e de outros produtos com ativos que tratam essa sensibilidade. Agora, se o problema já está instalado, existem tratamentos que amenizam os sintomas e deixam a região forte e saudável novamente. Para esclarecer dúvidas sobre essas irritações, o DermaClub conversou com o seu time de dermatologistas. Veja só!

1. O que é alergia na pele?

Alergias na pele são algumas reações inflamatórias ou irritativas que se manifestam em diferentes regiões do corpo, como a boca, braços, pescoço, axilas, barriga, pernas, entre outros. De acordo com a dermatologista Tatiane Curi, de São Paulo, “são consideradas dermatites não contagiosas, por isso, não há problema em partilhar objetos, roupas e tocar na pele”, explicou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2. Tipos de alergias na pele

Urticária: lesão avermelhada, que aparece em placas e com relevo, provocando coceira. Pode ser desencadeada por medicamentos, alimentos, picadas de inseto ou contato com substâncias como látex e tintas, por exemplo;

Angioedema: tem a mesma origem da urticária, porém, é mais grave porque atinge as camadas mais profundas da pele e também as mucosas, podendo provocar inchaço dos lábios, língua, olhos e das vias respiratórias;

Dermatite de contato: é uma forma de irritação da pele causada pelo contato com substâncias específicas. Além disso, essa alergia pode ser dividida entre dermatite de contato irritativa ou dermatite de contato por sensibilização;

Dermatite atópica ou eczema atópico: muito comum em crianças, que surge em áreas de dobras, como a parte de trás dos joelhos, pescoço, nos cotovelos e no rosto.

2.1. Alergia nervosa

A alergia nervosa é o nome de alguns quadros de dermatite que acabam piorando em momentos de estresse ou problemas emocionais, como ansiedade e depressão. Segundo a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, “são caracterizadas por lesões do tipo eczema, ou seja, placas vermelhas e ásperas, algumas vezes, com pequenas bolhas e tendo a coceira como principal sintoma”, esclareceu.

2.2. Alergia ao sol

Acontece quando expomos em excesso a pele ao sol e o sistema imunológico reage, formando bolinhas vermelhas na pele, que podem causar coceira. A alergia ao sol é mais comum em regiões muito visíveis, como os braços, mãos, colo e rosto.

3. Sintomas da alergia de pele

- Manchas vermelhas na pele;
- Bolinhas vermelhas na pele;
- Bolinhas brancas na pele;
- Coceira;
- Ardência;
- Inchaço
- Pele áspera;
- Sensibilidade.

Em qualquer sintoma de alergia, procure seu dermatologista!

4. Como prevenir essa doença de pele?

As alergias na pele podem ser prevenidas com simples hábitos diários. A Drª Tatiane Curi, afirma que, de modo geral, as peles mais hidratadas, que evitam banhos quentes e usam sabonetes adequados conseguem manter a barreira de proteção da pele mais protegida. Além disso, também é importante não manter contato com substâncias alergênicas.

5. Tratamento para alergia na pele

Em casos de crise, é necessário o uso de corticoides tópicos ou orais e dermocosméticos em forma de cremes e loções, que restauram e mantém por mais tempo a barreira de proteção e hidratação da pele, com ativos calmantes.

6. Produtos que ajudam no tratamento da alergia

- Hidratantes leves com ativos prebióticos;
- Sabonetes sem parabenos;
- Água termal;
- Protetor solar com amplo espectro e textura leve;
- Desodorante sem álcool, alumínio e parabenos.

7. Mitos e verdades sobre alergia na pele

7.1. Rosácea é um tipo de alergia de pele?

Mito. Embora alguns sintomas sejam parecidos com a alergia na pele, a rosácea é uma doença crônica de origem desconhecida, que causa manchas vermelhas no rosto, sensibilidade na pele, espinhas e irritação nos olhos em quadros mais avançados

7.2 Crianças costumam ser mais alérgicas do que adultos?

Verdade. As crianças apresentam maior sensibilidade na pele devido o sistema imunológico não ser completamente desenvolvido. Segundo pesquisas, cerca de 5% a 6% das crianças menores de 3 anos desenvolvem alergia a algum tipo de alimento, sendo o mais comum o leite de vaca, com 80% de chance.

7.3. Tatuagem pode causar alergia?

Verdade. De acordo com a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, a tatuagem pode causar alergia na pele. Em alguns casos, essa reação se desenvolve meses após fazer a tattoo. “Os sintomas mais comuns são placas vermelhas, inchaço, coceira, descamação e bolinhas. Assim, o desenho tende a ficar danificado, desproporcional, falhado ou em alto-relevo”, esclareceu.