O verão exige cuidados especiais com a alimentação, já que nessa estação estamos mais suscetíveis à perda de líquidos e sais minerais. Por isso, é muito importante cuidar da alimentação e ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Além disso, o calor excessivo diminui o apetite e dificulta a digestão. Conheça alguns alimentos indicados para manter a saúde na estação mais quente do ano.

Mantenha a alimentação leve e balanceada

No calor, é comum que o metabolismo fique mais lento que em outras épocas do ano. Como o organismo não precisa gastar energia para aquecer o corpo, a taxa metabólica diminui. Assim, é importante que a alimentação no verão seja mais leve e saudável. Frutas e saladas - além de serem ricas em vitaminas - são ótimas para manter a hidratação. Sucos, sanduíches naturais, carnes magras e grãos também são opções saudáveis e de fácil digestão.

Além disso, é importante beber pelo menos 2 litros de água diariamente. Como transpiramos mais no verão, é preciso repor o líquido perdido para se proteger da desidratação.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Evite a gordura e o álcool

Falando em desidratação, o ideal é evitar o consumo de álcool no verão. Isso porque, em grandes quantidades, o álcool contribui para a perda de líquidos. Também é preciso tomar cuidado com a ingestão de gordura em excesso. Alimentos gordurosos dificultam a digestão e podem sobrecarregar o organismo, causando aquela sensação de desconforto e inchaço.

Se você não abre mão de carne vermelha, uma dica é optar pelos cortes mais magros. Para manter o bem-estar nessa estação, as frituras e os doces também devem ser consumidos em menores quantidades.

Cuidado com os alimentos vendidos na rua

O armazenamento dos alimentos é outro cuidado necessário nesse período, especialmente quando for comer fora de casa. Por causa do calor, alguns produtos estragam com mais facilidade e as altas temperaturas propiciam a proliferação de bactérias - que podem contaminar os alimentos. Por isso, é preciso ter cuidado com o preparo e a manutenção dos alimentos.

Assim, você pode aproveitar um verão mais saudável e sem preocupações!