Cenoura, manga e espinafre: você sabe o que esses alimentos têm em comum? O betacaroteno, uma substância natural responsável pela pigmentação de muitos legumes, frutas e está presente também em algumas verduras. Além de proporcionar cor aos alimentos, esse tipo de carotenoide faz muito bem à saúde de um modo geral - desde estimular o crescimento dos ossos até otimizar o sistema imunológico - e principalmente à pele, por ser antioxidante e precursor da vitamina A (retinol). Quer saber mais sobre os benefícios desse nutriente? Confira com o DermaClub.

O betacaroteno é um pró-vitamina A e ótimo antioxidante

A vitamina A é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo, podendo ser obtida, principalmente, na dieta, através dos alimentos com betacaroteno. Quando este nutriente é ingerido, pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou funcionar como um antioxidante, que protege as células dos efeitos nocivos dos radicais livres - moléculas instáveis que danificam o seu corpo e a pele, causando, entre outras coisas, o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez.

A substância proporciona uma pele mais bronzeada

Nos dias mais quentes, quando você pensa em pegar uma corzinha na praia, muita gente costuma indicar o consumo de legumes e frutas alaranjados, como a cenoura, que são ricos em betacaroteno. Isso porque esses alimentos ajudam a proporcionar um bronzeado uniforme à pele, contribuindo com a produção de melanina - pigmento responsável por proteger a pele dos raios UV.

Conheça alimentos ricos em betacaroteno para investir em sua dieta

Os principais alimentos com betacaroteno são: cenoura, abóbora, mamão, manga, beterraba, espinafre e damasco. Você costuma ingerí-los com frequência? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a deficiência em betacaroteno é muito comum nos países em desenvolvimento e pode levar a sérios problemas, como a baixa imunidade, e problemas na pele, além de enfraquecer unhas e cabelos. Por isso, não deixe de consumir esses nutrientes, mantendo sempre uma dieta variada com frutas, verduras e legumes.