Qual tipo de filtro solar você costuma usar na sua rotina de cuidados com a pele? O tipo comum protege a pele contra a radiação ultravioleta e de todos os danos que ela traz. Por outro lado, se sua intenção é garantir uma defesa ainda mais completa, que tal apostar em um protetor com cor? Ele garante uma proteção extra contra os danos da luz visível - emitida pela tela do celular, monitores de computadores, lâmpadas fluorescentes, por exemplo - e ainda é um ótimo substituto para a base da sua maquiagem, disfarçando olheiras, manchas de melasma, cicatrizes de espinhas, poros dilatados e outras imperfeições.

É possível transformar seu filtro solar comum em um produto com cor de acordo com o seu tom de pele com o concentrado de pigmentos Anthelios Color Dose de La Roche-Posay. Além de todos os benefícios de um protetor solar com cor, você também garante um produto com ação antioxidante da vitamina E, presente em sua formulação. Gostou? Quer saber como usar esse produto? O DermaClub deu o passo a passo de como incluir esse cuidado na sua rotina de pele!

1º PASSO) Lave o rosto com um produto de limpeza adequado

Antes de aplicar o filtro solar com o pigmento Color Dose, é importante que o seu rostoesteja bem limpo. O ritual deve ser realizado com um sabonete, gel ou loção de limpeza específico para a sua pele. O mesmo vale quando for reaplicar o produto ao longo do dia. Caso não dê para fazer a higiene como da primeira vez, vale limpar o rosto com algodão e solução micelar.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2º PASSO) Aplique o hidratante antes de receber o protetor solar

Depois da limpeza, é importante passar um hidratante na pele antes de aplicar a mistura de protetor e Color Dose. Além de manter seu rosto mais saudável, o produto deixa a pele preparada para receber os demais cuidados, como o filtro solar e a maquiagem, evitando até mesmo aquele aspecto craquelado ou a alta produção de oleosidade da região.

3º PASSO) Aplique a quantidade ideal de protetor solar no dorso da sua mão

Agora é hora de misturar o protetor solar com o pigmento. Para isso, é importante acertar na quantidade de filtro a ser aplicada no rosto: a regra é a da colher de chá, que deve ter, aproximadamente, 2 mg/cm² da face. Você pode também, depositar em um recipiente uma colher de chá de protetor solar para preparar a sua mistura.

View this post on Instagram

La Roche-Posay dá a você o poder de personalizar a cor do seu protetor solar! A @fashionismo explicou como fazer: coloca o seu protetor no dorso da mão, aplique de 1 a 2 gotas do Color Dose, e pronto! Experimente e compartilhe os resultados com a gente! #anthelioscolordose #chegoucolordose #larocheposaybr #regram #PraCegoVer #PraTodosVerem: conteúdo em formato de foto, tirada de cima para baixo, com fundo marmorizado branco, caixinhas de embalagens de Color Dose do lado esquerdo e embalagens de Color Dose do lado direito, ambos em diversos tons. Centralizado na imagem, encontra-se um antebraço de pele branca com os tons do Color Dose, um pigmento concentrado com cor para adaptar o filtro solar facial, do tom mais claro ao mais escuro, e a mão da mesma pessoa está segurando um Anthelios AIRlicium FPS 30, filtro solar facial para peles oleosas.

A post shared by La Roche-Posay Brasil (@larocheposaybr) on

4º PASSO) Adicione algumas gotas de pigmento em cima da quantidade de filtro

Para dar uma cobertura natural ao rosto no dia a dia sem usar maquiagem, basta acrescentar duas gotinhas do pigmento Anthelios Color Dose com o tom mais próximo do da sua pele. Para uma cobertura maior aplique 3 a 4 gotinhas - você também pode mesclar outras cores do pigmento, seja para fazer contorno ou iluminar algumas regiões de destaque do rosto.

5º PASSO) Espalhe o produto em todo o rosto

Com a ajuda de um pincel, esponja de maquiagem ou dos dedos, aplique a mistura no rosto e espalhe por toda a região, começando sempre do centro para fora. Para garantir que manchas, olheiras ou outras imperfeições fiquem totalmente disfarçadas, a dica é construir camadas até atingir o efeito desejado.

Posso reservar a mistura que sobrou para depois?

Não. Se sobrou um pouco da mistura de Anthelios Color Dose com o seu filtro solar, o ideal é descartar e fazer uma nova da próxima vez - já que a combinação pode oxidar, o que altera sua textura e eficácia. Mas, se você usar a quantidade correta de ambos os produtos, não vai sobrar nada dessa misturinha.

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!

**Essa matéria foi atualizada no dia 23 de Julho de 2019 por Lívia D'Ambrosio