Rugas, manchas, flacidez e linhas de expressão: você provavelmente não deseja ver esses sinais nem tão cedo no seu rosto. Para que esses sintomas do envelhecimento sejam evitados antes do tempo, é necessário adotar desde cedo uma rotina preventiva de cuidados com a pele, usando produtos específicos para o seu caso, como um gel de limpeza, hidratante, filtro solar e, claro, um antioxidante - como podemos incluir esse dermocosmético no ritual de beleza? É melhor usá-lo de manhã ou à noite? O DermaClub esclareceu essas e outras questões sobre o assunto para você. Confira!

O que são antioxidantes?

São substâncias que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres - moléculas instáveis que danificam as células saudáveis do corpo e causam o envelhecimento precoce da pele, levando à flacidez, linhas de expressão, rugas, manchas e outros danos, muitas vezes, irreparáveis.

Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo nosso organismo, mas podem ser estimulados por uma série de fatores externos e internos, como a radiação solar, poluição, má alimentação, tabagismo, entre outros. Por isso, a adição de um produto antioxidante na rotina de beleza se torna tão importante para a saúde da pele.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Quais são os ativos antioxidantes?

Se tratando da formulação de dermocosméticos, existem muitas substâncias que possuem ação antioxidante. É possível destacar: vitamina C, resveratrol, ácido ferúlico, extrato de arroz roxo, extrato de blueberry, phloretin, vitamina E e a vitamina A - que, além de combater a ação dos radicais livres, ajuda a estimular a produção das fibras de colágeno, substância que dá sustentação à pele, corrigir rugas, melhorar a firmeza da pele. A vitamina C também auxilia no clareamento de manchas, proporcionando uma pele mais luminosa.

Como podemos incluir antioxidantes na nossa rotina de pele?

Os produtos que possuem ativos antioxidantes podem ser usados de duas maneiras: de manhã, juntamente com o filtro solar, para potencializar a proteção contra a radiação UVA e UVB; ou/e à noite, após a limpeza facial para complementar o seu tratamento de pele.

A rotina de cuidados fica assim:

Rotina #1) Usando antioxidantes de manhã:

1º passo - Limpar o rosto com um gel de limpeza específico para o seu tipo de pele;

2º passo - Aplicar o antioxidante com movimentos leves sobre a região;

3º passo – aplicar um hidratante ou tratamento anti-idade;

4º passo - Passar o filtro solar com amplo espectro para potencializar a proteção.

Rotina #2) Usando antioxidantes à noite:

1º passo - Em caso de uso de maquiagem, remover com demaquilante ou solução micelar com o auxílio de um disco de algodão até eliminar todo o produto;

2º passo - Limpar o rosto com um gel de limpeza específico para o seu tipo de pele;

3º passo - Aplicar o antioxidante com movimentos leves sobre a região antes de dormir;

4º passo – aplicar o tratamento anti-idade.

Visite um dermatologista e peça indicação do melhor antioxidante para você!