Para ter uma pele saudável, é ideal que você tenha uma rotina de beleza com produtos recomendados para o seu tipo de pele. Mas, como identificar que seu rosto está precisando de cuidados especiais? O DermaClub conversou com a dermatologista Flávia Ravelli, de São Paulo, para entender como manter a pele bonita e com viço. Confira!

Como verificar que sua pele está saudável?

De acordo com a médica, uma pele saudável é hidratada, tem textura uniforme, possui luminosidade e brilho, sem excesso de oleosidade ou poros dilatados. Ela também deve ter elasticidade e toque aveludado. “Para identificar se seu rosto precisa de cuidados especiais, os sintomas de alerta são a pele descamando, avermelhada ou com ardência; poros dilatados, excesso de oleosidade e acne, hiperpigmentação; perda de uniformidade e textura irregular da pele; falta de luminosidade e viço”, explicou.

Percebeu sintomas de pele não saudável? Saiba como reverter

Para a Dra. Flávia, é essencial manter hábitos de vida saudáveis, como evitar a exposição solar excessiva, o consumo de cigarro e de bebida alcoólica. Assim, deve-se optar pela alimentação balanceada e ingestão correta de água ao longo do dia. “É imprescindível higienizar o rosto com água fria ou morna, utilizando sabonetes específicos, aplicar hidratante e protetor, além de esfoliar uma vez por semana”, recomendou. “No entanto, é necessário consultar um dermatologista para diagnosticar os produtos ideais para a sua pele”, contou.

Para ter uma pele saudável, inclua ativos poderosos na sua rotina

Já ouviu falar sobre antioxidantes? Estas substâncias são essenciais na proteção contra os radicais livre, que agridem a pele, resultando em envelhecimento precoce - que se traduz em rugas, linhas finas, manchas e flacidez. Segundo a dermatologista, os retinóides e os alfa hidroxiácidos são importantes para renovar o tecido cutâneo, estimular a produção de colágeno - que confere mais firmeza e viço -, ao mesmo tempo em que clareiam e uniformizam a pele. Converse com seu médico e descubra como incorporá-los à sua rotina de beleza!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.