Sabe aquelas marquinhas que se formam ao redor da boca? Elas são chamadas de linhas do sorriso. E, quando se fala sobre o assunto, é comum uma dúvida surgir: elas são causadas pelo envelhecimento da pele ou pelas expressões faciais? Pensando em solucionar essa questão, prevenir e tratar esse tipo de ruga, o DermaClub conversou com a dermatologista Flávia Ravelli, de São Paulo! Confira!
As linhas do sorriso são de expressão ou de envelhecimento?
De acordo com a Dra. Flavia, inicialmente, a linha fina e superficial é causada pelo movimento facial em excesso. Porém, o processo de envelhecimento contribui para o agravamento e aprofundamento desses vincos, à medida em que perdemos fibras colágenas e elásticas com a idade.
Motivos que ocasionam as linhas do sorriso no rosto
Segundo a médica, as linhas do sorriso são os sulcos ou vincos que se formam da lateral do nariz até os cantos dos lábios, e são formados por movimentos como sorrir, falar e mastigar. “Um dos motivos que agrava o aparecimento dessas linhas é dormir de lado, com metade do rosto amassado no travesseiro”, afirmou a Dra. Flávia, que ainda diz que elas se formam, geralmente, após os 30 anos.
Saiba como evitar as linhas do sorriso marcadas no rosto
Uma das primeiras atitudes a se tomar, segundo a dermatologista, é dormir de barriga para cima, evitando, dessa forma, que o rosto fique amassado no travesseiro durante toda a noite. “Além disso, o uso diário de protetor solar e cremes antirrugas também cooperam para evitar o surgimento das marcas”, disse a dermatologista.
Descubra os tratamentos tópicos existentes para reduzir as linhas do sorriso
Segundo a médica, muitas possibilidades estão à disposição dos pacientes para minimizar as linhas. Entre eles, destacam-se os tratamentos tópicos, que são realizados com cremes que contêm derivados de ácido retinoico, ácido glicólico, alfa-hidroxiácidos e substâncias estimuladoras de colágeno.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.