Envelhecer é um processo natural e seus efeitos começam a ficar visíveis, geralmente, a partir dos trinta anos. Mas, você sabe quais são as formas mais eficazes de minimizar o aparecimento de rugas e linhas de expressão? O DermaClub conversou com a dermatologista Christiane Gonzaga, do Rio de Janeiro, que revelou quais são os melhores tratamentos para as marquinhas que aparecem no rosto. Confira!

Rugas: descubra como elas surgem e a partir de que idade costumam aparecer

Já parou para pensar em como as rugas surgem? A médica explica que elas estão associadas ao envelhecimento natural da pele, que é causado pela diminuição da produção de colágeno e ácido hialurônico no organismo - substâncias responsáveis por manter a pele firme, preenchida e jovem. “Os fatores externos, como exposição solar sem proteção adequada e hábitos nocivos, como fumar e ter uma alimentação pobre em vitaminas e nutrientes, também cooperam para esse envelhecimento”, explicou. A Dra. Christiane também afirma que as rugas começam a aparecer, geralmente, após os 30 anos. No entanto, é importante ressaltar que cada indivíduo possui um organismo único e essa idade pode variar.

Conheça os tipos de rugas existentes e como diferenciá-las

De acordo com a dermatologista, é necessário entender que existem diferenças entre as rugas e que elas são divididas em dinâmicas e estáticas. “As dinâmicas são causadas pelo contínuo movimento dos músculos da face, que formam nossa expressão, e costumam aparecer ao redor dos olhos, lábios e testa. Enquanto as estáticas ficam visíveis mesmo quando o rosto não está em movimento, já que são ocasionadas pela perda de elasticidade e tonicidade da pele. Além disso, surgem com mais frequência no pescoço, mãos e colo”, contou.

Existem peles que são mais suscetíveis a rugas? Saiba

Todos estamos sujeitos ao envelhecimento natural do corpo, mas, para a Dra. Christiane, as peles mais claras e secas costumam ser mais suscetíveis ao aparecimento de rugas e linhas de expressão. Isso acontece porque a melanina, presente nas peles mais escuras, oferece uma proteção extra aos raios solares, que é um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento.

Veja quais são os tratamentos recomendados para cada tipo de ruga

Segundo a médica, para o caso das marcas dinâmicas, o tratamento mais indicado é a aplicação de toxina botulínica, já que esse procedimento atua bloqueando a contração dos músculos da face, responsáveis por originar essas rugas. “Já as estáticas, deve-se investir no preenchimento com ácido hialurônico, tratamentos com lasers e microagulhamento”, recomendou. Vale lembrar que antes de apostar em qualquer tipo de tratamento, é essencial que um dermatologista seja consultado.

O preenchimento é uma boa opção para tratar as rugas? Entenda!

Para a dermatologista, esse procedimento é uma ótima opção para amenizar as rugas. Pois, como o ácido hialurônico - responsável por reter e atrair água na pele - é naturalmente produzido por nosso organismo, a substância acaba por ser absorvida pelo corpo, mantendo a pele hidratada e com viço. No entanto, é necessário reaplicar novamente em um determinado espaço de tempo para que os efeitos continuem sendo observados.

Descubra a importância do ácido hialurônico para o tratamento das rugas

De acordo com a Dra. Christiane, o ácido hialurônico é uma substância que atua preenchendo o espaço entre as células da derme e epiderme, garantindo uma pele mais lisa e hidratada. O ativo é produzido naturalmente pelo corpo, mas, com o passar dos anos, a sua concentração tende a diminuir, causando a desidratação local e, consequentemente, o surgimento de marcas. Por isso, ele é uma ótima opção para o preenchimento das rugas.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.