Protetor solar: você usa todos os dias? O produto não é só mais uma etapa na sua rotina de cuidados com a pele, mas, sim, uma medida de prevenção importante para a saúde da região. Além de prevenir queimaduras solares, o filtro também protege a pele de manchas, rugas, flacidez e outros sintomas do fotoenvelhecimento. Para tornar esse dermocosmético ainda mais poderoso, você pode apostar no uso de um excelente antioxidante, como a vitamina C. O DermaClub conversou com a dermatologista Gabriella Albuquerque, que indicou como apostar nos produtos e incluí-los na sua rotina de skincare!

Por que combinar o protetor solar com antioxidantes?

Você sabia que 8 em cada 10 brasileiros não usam protetor solar todos os dias? De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a radiação solar é responsável por boa parte do envelhecimento da pele. Por isso, se torna tão importante usar o filtro e ter ajuda da vitamina C para reforçar a defesa do produto. A Drª Gabriella explica o poder desses produtos juntos: “Eles ajudam a diminuir os danos provocados pelos radiação ultravioleta, infravermelho e luz visível, que causam danos oxidativos e envelhecimento precoce das células da pele”.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Como escolher o filtro solar e antioxidante ideais

A escolha do protetor solar vai depender das características da pele, que pode ser normal, oleosa, seca, mista ou sensível e da orientação do seu dermatologista. O fator de proteção, por exemplo, é escolhido de acordo com as necessidades do paciente, mas o mínimo deve ser o FPS 30. Para quem tem a pele oleosa, produtos com toque seco e limpo são boas alternativas, já para as secas, há protetores com ativos hidratantes no mercado. Há ainda os filtros 100% físicos, que são ideais para peles sensíveis ou sensibilizadas e para o uso após procedimentos estéticos como peeling e laser.

Um produto com vitamina C perfeito para você também vai depender das características da sua pele! Uma dica importante é sempre buscar por antioxidantes em base em sérum e com rápida absorção. Com essas dicas não vai ter erro!

Veja como deve ser a rotina de cuidados com a pele

A aplicação dos produtos fotoprotetores deve ser combinada com um ritual diário. O passo a passo deve incluir a limpeza com um sabonete específico, a aplicação do tônico facial, o antioxidante e o protetor solar. No entanto, é essencial a visita a um dermatologista para definir quais ativos devem ser inseridos na rotina e em quais períodos do dia eles devem ser utilizados.

Conheça alguns dos alimentos fontes de antioxidantes

A natureza está repleta de substâncias antioxidantes e muitos dermocosméticos específicos para combater o envelhecimento são compostos por estas vitaminas. O DermaClub separou alguns alimentos para você incluir em sua dieta:

- Vitamina C: laranja, limão, abacaxi, pimentão, rúcula, alface;
- Vitamina E: azeite, óleo de soja, milho, amendoim, nozes;
- Ácido retinoico e retinol (derivados da Vitamina A): leite, fígado, sardinha, brócolis, cenoura e rosa mosqueta;
- Licopeno: tomate e goiaba;
- Picnogenol: substância presente no pinheiro;
- Resveratrol: presente no vinho tinto, amendoim e no mirtilo;

Pronto, seguindo essas dicas você garante uma pele protegida contra a ação do sol e dos radicais livres!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.