Clique aqui para conhecer todos os benefícios do nosso clube e cadastre-se!
Dermaclub

Atopia: entenda o que é, as causas e como tratar a doença também chamada de 'asma na pele'

Você já ouviu falar em atopia? É uma doença adquirida geneticamente, que, na pele, acaba causando uma série de lesões inflamatórias, chamada de dermatite atópica ou eczema. Além disso, quem sofre dessa complicação costuma apresentar problemas alérgicos, como a asma ou a própria rinite - por esta razão, ela também é chamada de asma na pele. Ficou interessada pelo assunto? O DermaClub entrevistou a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, para esclarecer melhor. Confira!

Atopia, também conhecida como asma na pele, surge geneticamente

Popularmente conhecida como asma na pele, a atopia é, na verdade, uma predisposição alérgica hereditária. De acordo com a médica, “ela pode se manifestar através da dermatite, rinite, bronquite ou de todas simultaneamente”, explicou. É bem frequente encontrar no histórico familiar do paciente alguém que também apresentou a doença.

Como perceber os primeiros sintomas da atopia?

Os principais sintomas da atopia se devem ao surgimento das complicações, como a dermatite e a asma, por exemplo. No caso da dermatite atópica, os primeiros sinais são a coceira seguida por lesões na pele - que costumam ser brancas e descamativas, podendo atingir o rosto, pescoço e as dobras dos braços. Com o tempo, a pele dessas áreas torna-se mais grossa, áspera e escurecida.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

O tratamento da asma na pele está na hidratação e em idas ao dermatologista

Ao notar os primeiros reflexos dos problemas decorridos pela atopia, a Dra. Flávia afirmou ser de extrema importância ir ao dermatologista. “Uma consulta com o especialista é fundamental para distinguir a dermatite atópica de outras doenças de pele, encaminhando o paciente para o tratamento adequado”, esclareceu.

Embora não exista uma forma de prevenir a atopia - por ser genética - há tratamento para as complicações que surgem através da doença. “Algumas medicações orais podem melhorar a dermatite e a asma, mas há medidas específicas para cada problema, como o uso de hidratantes específicos para a dermatite e broncodilatadores para a asma”, disse.

A fim de acalmar a pele sensibilizada pela dermatite, aposte no uso da água termal. O produto é rico em selênio, possui várias indicações de uso e pode ser usado várias vezes ao longo do dia, garantindo alívio e refrescância à área. Os hidratantes prebióticos também são essenciais! Além de agir na barreira física e química, reequilibram a barreira microbiológica da pele, aliviando os sintomas.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicado em: Sexta-feira 13 de Outubro de 2017 - 08h35

Modificado em: Quarta-feira 22 de maio de 2019 - 18h31

0
0
0
0
http://www.laroche-posay.com.br/?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on http://www.vichy.com.br/?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on http://www.skinceuticals.com.br/?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on https://www.cerave.com//?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on