Você tem a axila escurecida e não sabe porque isso acontece? Na verdade, trata-se de um tipo de processo inflamatório na pele motivado por algum trauma que acaba levando à chamada hipercromia pós-inflamatória, causando manchas escuras na região. Mas quais são esses impactos capazes de refletir no escurecimento das axilas e como podemos clarear essas marcas? O DermaClub esclarece essas questões para você. Confira!

1) Atrito da própria pele

Quando movimentamos os braços ao andar, por exemplo, a ação acaba causando atrito na pele da região. Esse gesto contínuo reflete na irritação local e, mais tarde, no seu escurecimento. Isso costuma acontecer muito com pessoas com sobrepeso. Para evitar esse problema, passe um pouco de hidratante nas axilas após o banho, isso vai ajudar a evitar o atrito.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) Blusas apertadas

Usar uma blusa de manga apertada também pode gerar atrito com as axilas e, com o tempo deixar a região com manchas escuras. Outro fator que influencia muito é o tecido da roupa que você está usando. Desta forma, a melhor opção é usar blusas um pouco mais largas e de tecidos leves, como o algodão.

3) Desodorantes com álcool

Quando usamos um produto que contém álcool em sua formulação, corremos o risco de gerar alguma irritação na pele, principalmente quando falamos em desodorantes. Sendo assim, prefira produtos sem a substância e com ativos hidratantes.

4) Depilação com lâmina ou cera

Alguns métodos de depilação podem causar o escurecimento das axilas, como a lâmina e a cera (quente, principalmente). Ambos os métodos agridem a pele do local, seja pelo atrito da lâmina ou pelo calor da cera, e também podem causar foliculite, levando ao escurecimento da região. Para prevenir este cenário, prefira se depilar com um profissional especializado ou faça depilação à laser.

5) Não secar corretamente após o banho

Outro ponto importante é na hora de secar a área. Assim como os dedos dos pés, as axilas são dobras que sofrem atrito constantemente e, por isso, são mais suscetíveis ao acúmulo de bactérias e fungos, podendo causar irritação, mau cheiro ao longo do dia e manchas na região. Para evitar esse cenário, lembre-se de secar bem o local.

Como clarear as manchas na axila?

As axilas escuras podem ser clareadas com alguns cuidados - desde o uso de produtos clareadores até à realização de peelings e lasers. Existem vários ativos indicados para tratar o escurecimento dessa área, como a hidroquinona, alfa hidroxiácidos ou produtos com vitamina C que também possuem ação clareadora, além do ácido kójico, entre outros. Porém, o tratamento vai depender do grau de hiperpigmentação, a cor da pele, tempo das manchas e a causa. Por isso, o importante é sempre procurar ajuda de um dermatologista antes de recorrer a qualquer terapia.

Outro fator importante é a escolha do desodorante diário. Evite produtos com álcool na formulação e opte por produtos que não causem mais agressões a essa região, que é naturalmente mais sensível.