Você costuma sentir coceira nas axilas ou percebe uma vermelhidão na área com certa frequência? Esses desconfortos podem ser um sinal de sensibilidade da região. Assim como a pele do nosso corpo e rosto, a área das axilas também pode ficar sensível por uma série de motivos, inclusive com o uso do desodorante. Para saber como tratar essa condição e amenizar os incômodos da fragilidade da pele, o DermaClub explicou o que pode deixar as axilas sensíveis. Confira!

Axila sensível ou sensibilizada: existe diferença?

Na verdade, os sintomas são bem parecidos, mas a condição de cada uma acaba sendo diferente. Quando dizemos que a axila está sensibilizada, é uma complicação momentânea. Neste caso, a região pode ficar vermelha, com pequenas bolinhas e com coceira frequente. Os motivos são diversos e vão desde ressecamentos, vários tipos de dermatite, estresse, altas temperaturas, entre outras causas.

Por outro lado, quando a pele está sensível, também chamada de intolerante ou reativa, é possível perceber uma condição complexa, caracterizada pela baixa tolerância ao uso de cosméticos ou produtos químicos. Os sintomas podem vir ou não acompanhados de coceira, irritação, queimação, aspereza e ardor.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

O que pode deixar as axilas sensíveis ou sensibilizadas?

A sensibilidade nas axilas pode envolver uma série de fatores, desde a consequência de procedimentos com laser, depilação ou alergia por algum tipo de produto, como, por exemplo, o desodorante. Muitos desses produtos apresentam substâncias que podem irritar a pele, como o parabenos e o álcool, deixando a região sensível. Por isso, é importante prestar bastante atenção nos ingredientes para evitar qualquer reação desagradável no local.

Como amenizar os sintomas da sensibilidade da região?

A área das axilas possui muitas particularidades, principalmente quando se trata de sensibilidade. Alguns pacientes tendem a ser mais alérgicos e desenvolvem irritação a produtos, principalmente desodorantes. Desta forma, é essencial prevenir qualquer reação ou incômodo com o uso de dermocosméticos específicos, que tenha alto nível de tolerância e agentes calmantes. Também é importante que não possua álcool em sua fórmula ou outras substâncias potencialmente irritantes. Em caso de coceira ou vermelhidão, borrife um pouco de água termal bem geladinha para acalmar a região.