É cada vez mais comum os homens apostarem em barba comprida. E a dúvida que cresce é: deve-se cuidar dos pelos do rosto da mesma forma que os fios do couro cabeludo? Para solucionar essa questão, o DermaClub conversou com a dermatologista Mariane Périssé, da cidade do Rio de Janeiro, que concedeu dicas de como devem ser os cuidados masculinos no dia a dia. Confira a entrevista!

Descubra como deve ser feita a lavagem dos fios da barba

Segundo a especialista, os homens devem lavar os pelos com shampoo. “A limpeza da barba deve ser feita diariamente. E, caso o paciente tenha problemas com excesso de óleo, os produtos devem ter em sua formulação controladores da oleosidade e anticaspa”, pontuou, explicando que esses ingredientes são muito importantes na prevenção da dermatite seborreica (caspa) que pode atingir a área.

Dermatologista explica como hidratar barba e cabelos

A médica explicou que, para deixar os fios bonitos e bem hidratados, o mais aconselhado é aplicar o condicionador. “Na barba, esse produto deve ser usado com menor frequência, de uma a duas vezes na semana, para não estimular a produção de oleosidade na área”, esclareceu, afirmando que os pacientes mais exigentes e vaidosos podem apostar em tratamentos específicos para lavagem e hidratação dos pelos.

Entenda o que pode mudar com os cuidados durante o verão

No verão é constante a presença de altas temperaturas, e, devido ao calor característico dessa época do ano, existem mais chances da oleosidade da face aumentar e estimular o aparecimento da dermatite seborreica. A dermatologista acrescentou que o mais indicado para esses casos é o uso de shampoos específicos que atendam às necessidades do paciente.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.