Apesar das barbas ganharem cada vez mais o rosto dos homens, a falta de fios no rosto ainda é uma queixa comum para muitos. A pouca quantidade de pelos pode estar ligada à genética, doenças autoimunes ou mesmo aos quadros de foliculite. Quando o caso não tem cura a alternativa é assumir as falhas sem medo ou disfarçá-las. Já quando reversível existem maneiras de estimular o crescimento dos fios.

Descubra quais problemas podem causar falhas na barba

Segundo a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, Paraná, o primeiro e principal passo a ser tomado é procurar a ajuda de um médico especializado. “Às vezes trata-se de redução constitucional, ou seja, não existe doença e os pelos são ralos por questão genética”, explicou. No entanto, em outras situações pode estar relacionado à alopécia areata da barba, que formam pequenas ou grandes regiões áreas sem pelo. “A causa ainda não é conhecida, mas acredita-se que a perda de pelos ocorra devido ao mecanismo autoimune com influência do estado emocional. A doença pode acometer a barba, couro cabeludo ou qualquer área pilosa do corpo”, concluiu.

Existem ainda outros quadros mais graves, como a foliculite decalvante, que pode levar à formação de cicatrizes, e à alopécia definitiva e irreversível. Os cuidados e os tratamentos vão depender de uma análise minuciosa e devem se adequar ao quadro clínico.

Saiba como é o tratamento para a barba falhada

A médica contou que existem tratamentos que estimulam o crescimento de pelos no rosto. “Os métodos vão depender da causa, se estamos tratando de um caso constitucional ou da alopécia areata, por exemplo. São várias opções que vão desde o uso de produtos tópicos, na forma de creme ou espuma, até infiltração de medicação intralesional, crioterapia ou medicamentos por via oral”, esclareceu.

Entenda por que é importante cuidar da pele diariamente e como disfarçar a pouca quantidade de pelo

Os cuidados específicos com a pele do rosto podem prevenir o agravamento do quadro de perda de pelos. “A dermatite seborreica, por exemplo, pode piorar a queda. Alguns homens optam por barbear-se diariamente para disfarçar a pouca quantidade de fios, outros preferem a depilação definitiva com laser”, concluiu. Além disso, também há quem queira disfarçar as imperfeições com maquiagem ou outros cosméticos.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.