Muitos homens adotaram barbas longas, porém, mantê-la brilhosa e saudável não é tarefa fácil. É preciso higienizá-la corretamente, pois o cuidado inadequado dos pelos aumenta a possibilidade do desenvolvimento de infecções. Por isso, o DermaClub conversou com a dermatologista Juliana Jordão, da cidade de Curitiba, que explicou como manter os fios hidratados e impecáveis. Confira!

Dermatologista dá dicas de como deve ser a higienização da barba

Para a médica, o homem que usa barba deve disponibilizar uma atenção especial para ela. “Os cuidados devem ser semelhantes aos dos cabelos, com uso de shampoos adequados e, no caso de fios muito ressecados, condicionador. Por estarem em uma região sensível, e, por isso, mais suscetível a contaminação, sugiro lavar diariamente no banho”, esclareceu.

Descubra quais problemas de pele ameaçam uma barba sem cuidados

Segundo a dermatologista, as barbas longas podem comprometer a saúde da pele se não forem bem cuidadas. “Os fios podem acabar hospedando bactérias ou outros agentes contaminantes quando não higienizados corretamente. Além disso, as lavagens muito espaçadas favorecem o aparecimento de descamação e infecção por fungos no local - já que é criado um ambiente úmido devido a transpiração”, explicou, lembrando que a foliculite de barba acomete o rosto somente após o barbeamento inadequado.

Entenda como deve ser feita a proteção solar em rostos com barba

De acordo com a Dra. Juliana, existem duas maneiras de proteger a pele que está por baixo dos fios. “No caso de barbas cerradas, o próprio pelo se encarrega de fazer a proteção. Já naqueles pacientes em que a barba cresce de forma irregular, toda a área de pele exposta deve ser protegida”, disse, indicando o uso de filtros em spray, pois facilitam a aplicação. É importante lembrar de sempre proteger o restante do rosto.

Saiba como lidar com o ressecamento da barba

Os fios da barba são como todos os outros do corpo, e podem ter caráter mais seco, além dos agentes naturais - como o sol - que danificam os pelos. Nesses casos, opte por cuidados semelhantes aos dos cabelos. “O uso regular de condicionadores e, eventualmente, de máscaras de hidratação são importantes aliados para a hidratação dos fios.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.