Ter uma alimentação balanceada, comer frutas, verduras e legumes são dicas universais para alcançar uma vida saudável. Entretanto, algumas vezes, não sabemos exatamente qual o verdadeiro poder de um nutriente. Pensando nisso, o Dermaclub preparou uma matéria especial sobre o abacaxi e as maravilhas que seu consumo pode proporcionar ao organismo, à pele e ao cabelo.

1) Melhora o aspecto da pele e o couro cabeludo

Rico em vitamina C, a fruta estimula a produção de colágeno e elimina os radicais livres, que são os responsáveis pelos sinais da idade. O abacaxi também combate a acne e melhora a cicatrização. A bromelina, enzima presente em sua composição, através de sua ação anti-inflamatória previne problemas no couro cabeludo, como descamações e irritações.

2) Auxilia na perda de peso

Isso acontece porque contém muita água e fibras, além de baixa quantidade de calorias - cerca de 50 por fatia. A combinação faz com que você esteja bem alimentado através das vitaminas e minerais e não ganhe peso.

3) Ajuda no alívio das dores depois do exercício físico

A bromelina e seu poder contra a inflamação auxilia na cicatrização e é recomendável para os amantes de atividades físicas. Para quem tem problemas de dores e inchaço após o treinamento, essa substância atua ajudando a otimizar o tempo de recuperação muscular.

4) Deixa os ossos mais saudáveis

Fonte de manganês, uma porção da fruta fornece até 70% das quantidades diárias necessárias do mineral, que é de grande importância para construção e para a manutenção dos tecidos ósseos e conjuntivos. Assim, previne a ocorrência de osteoporose em mulheres depois da menopausa.

5) Contém vitaminas e minerais essenciais

Além da vitamina C, potássio e manganês, o abacaxi contém outras propriedades necessárias ao bom funcionamento do organismo:

- Betacaroteno: antioxidante poderoso, previne o câncer, entre outras doenças;
- Vitamina A: influencia diretamente na saúde das mucosas e da pele, além de ser essencial para a visão;
- Vitaminas do complexo B: muito importantes para o metabolismo;

Ficou com água na boca? Não perca tempo, vá até o mercado mais próximo e desfrute desse aliado da boa saúde!