Termômetros elevados, praias e piscinas cheias significam que o verão, a estação mais quente do ano, chegou. A temporada é bastante tentadora para quem deseja pegar uma corzinha e garantir um belo bronzeado. Mas, às vezes, ao invés de manter a pele corada, ficamos com várias descamações e começamos a descascar. Para evitar que esse cenário aconteça, o DermaClub separou alguns cuidados para você.

1) Aplicar e reaplicar o filtro solar ao longo do dia

A primeira dica é: use protetor solar. A pele descasca quando tomamos muito sol com pouca ou sem proteção. Assim, a pele queima e desenvolve uma inflamação. Quando o quadro se estabiliza, a camada cutânea tende a descascar para, então, produzir uma nova camada. Para evitar que esta situação ocorra, o ideal é aplicar o filtro, pelo menos, 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar ao longo do dia, principalmente após o banho de mar ou piscina e em episódios de sudorese intensa. É importante que o dermocosmético tenha FPS 30, no mínimo, amplo espectro e tenha uma textura de acordo com o seu tipo de pele.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) Evitar exposição solar nos horários de pico

Outro cuidado importante é evitar horários em que a exposição solar se torna mais intensa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o período impróprio para o banho de sol é entre 10h e 16h - quando os raios ultravioletas (UV) estão mais fortes, deixando a pele mais frágil e vulnerável, podendo causar vários problemas como quadros de insolação, manchas, envelhecimento precoce e câncer da pele.

3) Comer alimentos com betacaroteno

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar que comer cenoura ajuda a deixar seu corpo mais bronzeado. Isso porque ela é rica em betacaroteno, substância natural responsável pela pigmentação de vários legumes, frutas e verduras que traz muitos benefícios à pele, como a produção de melanina - pigmento responsável por deixar a pele corada. Além disso, alimentos com betacaroteno são excelentes antioxidantes, o que potencializa a ação protetora contra os raios ultravioleta, impedindo o aumento da produção de radicais livres - moléculas instáveis que podem ser produzidas pelo exposição solar, poluição, estresse e má alimentação, causando o câncer da pele e o envelhecimento precoce.

4) Hidratar a pele após a exposição solar

A hidratação é outro fator importante para manter a pele bronzeada por mais tempo e sem descascar. O ideal é apostar em produtos que ajudem a repor os nutrientes perdidos durante o banho de sol, como a água termal. O dermocosmético acalma a região de queimaduras solares, alivia irritações e proporciona uma sensação de refrescância. Ela também pode ser aplicada durante a exposição solar, pois ajuda a proteger a pele da ação dos radicais livres.

Gostou das dicas? Então, continue de olho no DermaClub!