Para quem quer mudar o visual, a primeira opção que vem à cabeça, geralmente, é transformar os cabelos, investindo em tratamentos químicos, como coloração e mudança de textura. No entanto, quando exageramos nesses processos, acabamos danificando os fios, deixando-os mais quebradiços, opacos e fracos. Para entender os motivos que causam essa sensibilidade à fibra capilar, o DermaClub conversou com a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo. Confira!

Entenda o que causa a sensibilidade da fibra capilar

De acordo com a médica, nas mudanças de textura (alisamentos) ou cor (mechas, coloração ou descoloração) são utilizados muitos tipos de ativos químicos, que acabam danificando a fibra capilar. Além disso, os agentes externos, como poluição, radiação ultravioleta, água do mar e piscina e as altas temperaturas dos secadores e chapinhas também são responsáveis por sensibilizar as madeixas.

Saiba como agem os produtos indicados para cuidar dos fios danificados

Atualmente, existem diversos produtos que promovem a saúde do cabelo, devolvendo elementos fundamentais que se perdem durante processos químicos para transformar o visual. “O principal objetivo desses produtos é tratar a fibra e também oferecer efeito final estético, que é percebido em um cabelo saudável, brilhoso e hidratado. Para isso, eles apresentam ativos semelhantes à composição da fibra capilar, como queratina, lipídios, aminoácidos e vitaminas”, contou.

Descubra como prevenir a sensibilização da fibra capilar

Segundo a médica, existem produtos destinados ao tratamento do cabelo sensibilizado, que contam com diferentes substâncias poderosas, sendo as mais utilizadas os óleos vegetais, a queratina e os filtros UV. “Estes dermocosméticos têm a capacidade de manter e intensificar a hidratação, repor os lipídios perdidos durante processos químicos e físicos, além de ajudar na reparação dos danos da cutícula, restaurando o brilho e a maciez”, explicou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.