Para você, o surgimento de cabelos brancos é um sinal de idade? Na maioria dos casos, pode até ser. Mas, para algumas pessoas, os fios grisalhos acabam dando o ar da graça muito antes dos 40 anos - podendo aparecer na adolescência ou até mesmo na infância. Mas por que isso acontece? Quais são as causas das madeixas brancas antes do tempo? O DermaClub esclareceu essa dúvida e ainda indicou o que pode ser feito para prevenir o problema. Veja só!

A genética é um dos maiores culpados

Embora não seja a única culpada, a genética é a causa mais comum dos fios brancos na juventude. Funciona assim: o gene IRF4, que regula a produção de melanina no cabelo, é alterado, o que, com o tempo, acaba diminuindo uma enzima chamada tirosinase - presente nas células produtoras de melanina. Desta forma, o envelhecimento dos melanócitos é provocado, refletindo nos cabelos brancos antes do tempo.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Agressores do dia a dia

A responsabilidade também pode ser de uma série de fatores agressivos do dia a dia, que assim, como a pele, também acabam envelhecendo os cabelos. Entre eles o estresse, a poluição, a radiação solar, o tabagismo e a má alimentação - todos esses comprometem a síntese da melanina.

Pode ser um caso de vitiligo ou alopecia areata

Algumas doenças também podem ser o motivo dos fios brancos, como é o caso da alopecia areata - reflete na queda dos cabelos pigmentados, mas, também, no surgimento repentino de vários fios brancos - e do vitiligo - chamado nesta região de poliose, que pode se manifestar no couro cabeludo e no cabelo.

É possível prevenir os cabelos brancos?

É comprovado por dermatologistas que a alimentação adequada e a realização de bons hábitos pode desacelerar o aparecimento dos cabelos brancos. Sendo assim, não deixe de comer alimentos saudáveis e antioxidantes, parar de fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e levar uma vida com menos estresse - a prática de atividades físicas ajuda muito neste caso.