O surgimento dos cabelos brancos fazem parte do processo de envelhecimento natural do corpo. Mas, você sabe como cuidar dos fios sem cor, que costumam ser mais quebradiços e opacos? Pensando nisso, o DermaClub procurou a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, que revelou quais são os truques necessários com as madeixas claríssimas. Olha só!

Entenda por que os fios do cabelo ficam brancos

De acordo com a médica, o processo de mudança de cor do cabelo acontece devido aos melanócitos - células que ficam localizadas junto ao bulbo capilar e que são responsáveis pelo pigmento das madeixas -, que perdem a capacidade de produzir melanina. “Como a produção do pigmento para de funcionar, naturalmente, os fios ficam brancos”, contou.

Os fios brancos são mais frágeis? Veja os motivos

Com o tempo, as madeixas ficam danificadas devido à ação dos agentes externos, como sol, vento, poluição, além dos processos químicos. Assim, se tornam ressecadas, opacas e fracas. “Os fios brancos, geralmente, possuem cutículas abertas, sofrendo com danos externos de forma mais intensa e ficando mais quebradiços”, explicou.

Descubra quais fatores aceleram o embranquecimento dos fios e quais são os cuidados necessários

A genética é um dos grandes influenciadores para que os fios brancos apareçam, além do estresse, que também pode cooperar para o surgimento de madeixas embranquecidas. Segundo a Dra. Flávia, o principal cuidado com os fios deve ser a hidratação, para evitar o ressecamento. Como a melanina também interfere na elasticidade e maciez, é preciso hidratar para prevenir a aspereza do cabelo.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.