O cacau, fruto original da América Central, é um dos responsáveis pela fabricação do chocolate, doce amado por muitos! Por influenciar quadros de inflamação, como os da acne, o alimento acabou sendo considerado um vilão, já que é associado diretamente aos chocolates cheios de açúcar e gordura. Mas especialistas garantem que não é bem assim! Por isso, o DermaClub buscou saber qual é a melhor maneira de consumir o cacau, aproveitando os benefícios que ele pode gerar para o organismo e para a pele.

Saiba o que é o cacau e qual os seus benefícios para o corpo

Segundo o nutricionista Henrique Lima, de Salvador, Bahia, o cacau é um fruto considerado funcional. “Isso quer dizer que o alimento traz benefícios para a saúde. Uma de suas funções é amenizar aquela vontade descontrolada de comer doces, devido aos altos índices do mineral cromo”, explicou. O especialista ainda contou que a presença de flavonoides é muito importante no combate aos radicais livres, que se unem às células sadias do corpo atrapalhando seu funcionamento e acelerando o envelhecimento da pele.

Descubra se o cacau pode ser um vilão para as pele acneicas

O alimento é um dos principais ingredientes na fabricação dos deliciosos e irresistíveis chocolates. De acordo com Henrique, ele pode estimular ou agravar os quadros de acne. “Isso vai acontecer quando o consumo for inadequado, como, por exemplo, por meio de chocolates branco ou ao leite - ambos ricos em gordura e açúcar - e em grandes quantidades”, esclareceu, indicando que o ideal é dar preferência aos doces com maior teor de cacau em sua formulação, especialmente os acima de 60%.

Entenda qual a melhor maneira de inserir o cacau na dieta diária

Além de ser consumido por meio de chocolates com maior concentração de cacau, como o meio amargo ou amargo, é possível inserir o fruto como ingrediente de receitas que visem um melhor valor nutritivo do preparo. “É muito importante atentar-se para a quantidade consumida. Por isso, busque sempre estar sob os cuidados de um nutricionista”, disse.