Comum nas academias e muito praticada entre as musas fitness, a calistenia consiste em exercícios que utilizam apenas o peso do corpo. Se você faz parte do grupo de pessoas que não gosta de fazer apenas musculação, essa atividade é uma boa opção para ser acrescentada à sua lista de treinos!

Entenda o que é o treino calistenia

O nome pode parecer estranho, mas, provavelmente, você já fez alguma prática de calistenia. A modalidade consiste em exercícios físicos que usam apenas o peso do corpo, trabalhando, simultaneamente, o maior grupo de músculos possíveis. O principal objetivo é oferecer resistência muscular e melhorar as habilidades motoras, como força, mobilidade, flexibilidade e agilidade, além de possibilitar o ganho de massa magra.

Descubra quais são os benefícios da calistenia

Um dos grandes benefícios da prática é que você pode manter a sua rotina de atividades normal, e acrescentar os exercícios de calistenia para enriquecer ainda mais o treino. Dessa forma, a modalidade pode ser combinada com atividades aeróbicas e com pesos, conferindo maior intensidade. Além disso, outra vantagem é treinar na hora e local que quiser. Assim, você fica superindependente!

Segredos para o sucesso e as posições mais conhecidas

Por maior liberdade que a calistenia possa te oferecer, é fundamental que a atividade seja realizada com a orientação de um profissional, que elabore o treino com base nas possibilidades do seu corpo. Isso porque os movimentos devem ser bem executados, principalmente, para evitar lesões. Entre os exercícios mais conhecidos estão abdominais, agachamento, flexão, prancha, glúteo quatro apoios e elevação de quadril.

Ficou inspirada? Que tal investir na calistenia?