Segundo estudo realizado pela marca francesa La Roche-Posay, cerca de 98% dos consumidores brasileiros sabem que a falta de proteção na hora da exposição solar pode causar problemas de saúde. Contudo, apenas 32% afirmam se proteger durante todo o ano. Pensando em aumentar a conscientização de homens e mulheres, chega ao Brasil em agosto o UV Patch, um dispositivo que mede a quantidade de radiação que atinge o corpo. O DermaClub explica o que é, qual a sua função e como pode ser usado.

Descubra o que é o UV Patch

A exposição solar é a principal causa do câncer de pele, por isso, após perceber a necessidade de conscientizar a população sobre os danos causados pelo sol, a La Roche-Posay desenvolveu um adesivo transparente e maleável que adere em qualquer área do corpo. Lançado na Consumer Eletronics Show, em Las Vegas (EUA), o adesivo tem como função monitorar a exposição aos raios ultravioleta.

Entenda como funciona o dispositivo

O produto possui corantes fotoativos, que mudam de cor indicando diferentes níveis de exposição aos raios UV. O usuário poderá ter acesso à essas informações através de um aplicativo, o My UV Patch - disponível para iOS e Android. O processo é muito simples: é só fotografar o patch e o app irá analisar as nuances do corante. “As tecnologias anteriores só informavam a quantidade de exposição do período de uma hora através de um dispositivo rígido. A solução foi projetar um sensor fino, confortável e praticamente sem peso para que as pessoas realmente tenham vontade de usá-lo”, explicou o vice-presidente global da Incubadora Tecnológica do Grupo L’Oréal, Guive Balooch.

Saiba como o produto foi desenvolvido

O My UV Patch foi desenvolvido em parceria entre a Incubadora Tecnológica da L’Oréal - divisão de negócios dedicada à inovação tecnológica - e a MC10, empresa líder em eletrônicos maleáveis. Outra colaboradora foi a PCH, que projetou o sensor. O dispositivo uniu as pesquisas e competência em proteção do Grupo L’Oréal com o reconhecimento de algoritmos para medir alterações na pele da MC10, além do excelente desenvolvimento da PCH em produtos. Todas essas experiências se encontraram a fim de proteger a pele de diversas pessoas.