Quem não ama cílios longos e volumosos? Como são pelos delicados, que estão rodeados por uma pele muito sensível, merecem ser tratados com cuidado. O DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, que listou alguns hábitos que podem danificar os fios e concedeu dicas de como estimular seu crescimento. Confira a entrevista e deixe seu olhar ainda mais marcante e bonito!

Entenda como devem ser os cuidados com os cílios

Segundo a médica, produtos que possam irritar a área dos olhos devem ser evitados. “A escolha da maquiagem e dos dermocosméticos deve ser cuidadosa. Dê preferência aos de boa qualidade! Além disso, o demaquilante é um aliado importante e deve ser eficaz sem ser agressivo. Formulações oleosas ou bifásicas para a região tendem a ser mais adequados, pois evitam a fricção excessiva, diminuindo o arrancamento dos cílios”, explicou.

Dematologista lista as principais causas de danos aos cílios

- Uso excessivo de maquiagem sem remoção adequada;
- Hábito de coçar os olhos com frequência;
- Uso de produtos que irritam as pálpebras e causam alergias;
- Poluição, danos ultravioleta e tabagismo.

Saiba quais os perigos do curvex e como ele deve ser usado

O uso inadequado do curvex pode causar a quebra dos fios e até a sua extração completa. “O aparelho deve ser usado de maneira delicada e ocasionalmente, sempre antes da máscara de cílios. Não deve-se comprimir excessivamente, além de manter a atenção redobrada para não puxar os pelinhos”, alertou. De acordo com a Dra. Lilia, o ciclo das pestanas dura de cinco a onze meses - o do cabelo dura até oito anos - e a fase de crescimento é de dois meses.

É possível estimular o crescimento dos cílios! Saiba quais ativos auxiliam nessa ação

Segundo a dermatologista, produtos que contenham ceramidas reparam as cutículas e dão volume à área. “Ativos como o bimatoprost aumentam a duração do crescimento, além de estimular a pigmentação. Porém, é um medicamento usado no tratamento de glaucoma e seu uso deve ser feito após recomendação médica", atentou.

Conheça o alongamento de cílios: o que é a técnica? Ela interfere na qualidade do pelo?

O alongamento de cílios é um procedimento em que fios falsos - sintéticos ou de seda - são aplicados, um a um, sobre os naturais. Eles permanecem nos olhos por aproximadamente dois meses. “Dependendo de como forem aplicados, as pestanas de mentira podem pesar, causando a queda das reais. Além disso, pode haver inflamação nas pálpebras por conta da cola utilizada”, frizou.

Consulte seu dermatologista e inicie sua rotina de cuidados com a pele!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.