Cuidar da pele durante os dias mais quentes pode ser um desafio e tanto! Além do corpo e rosto produzirem mais suor e oleosidade, o uso de dermocosméticos acaba gerando certas dúvidas: qual é o melhor produto para fazer a limpeza da pele? O hidratante deve ser usado nessa época? Quais devem ser as características do filtro solar corporal e facial? Para esclarecer essas e outras dúvidas, o DermaClub e a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, listaram alguns itens que não podem faltar no seu nécessaire durante o verão.

1) Sabonete para limpeza do rosto, costas e colo

Regiões como rosto, costas, ombros e colo, possuem uma quantidade maior de glândulas sebáceas ativas, que, durante o verão, acabam produzindo mais oleosidade, suor e o acúmulo de bactérias. Isso pode levar ao aparecimento de espinhas, e para prevenir problemas como este, o ideal é fazer a limpeza diária dessas áreas com ajuda de um bom sabonete. “É preciso investir em dermocosméticos específicos para a higiene. Uma boa alternativa são os que contêm os ácidos salicílico e/ou glicólico”, indicou a médica.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) Aposte em hidratantes específicos para o rosto e corpo

Embora a pele fique mais ressecada nos dias frios, isso não significa que a hidratação deve ser interrompida durante o verão. Por isso, é importante apostar em hidratantes diferentes para os cuidados corporais e faciais. No rosto, invista em produtos com textura mais leve e com efeito oilfree e refrescante, que atenda todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. Já para o corpo, opte por um dermocosmético mais hidratante e com ativos que colaboram para a prevenção de colágeno, como o ácido hialurônico.

3) Protetor solar tanto para o rosto quanto para o corpo

Após lavar e hidratar a pele, não podemos esquecer do filtro solar. De acordo com a dermatologista, especialmente no verão, esse produto deve ser aplicado e reaplicado ao longo do dia. “O protetor deve ser usado antes da exposição solar, nunca durante. Hoje em dia já existem filtros modernos, que são capazes de conferir proteção imediata”. Por isso, antes de sair de casa, use o dermocosmético facial com, no mínimo, FPS 30 e toque seco para conter o excesso de oleosidade e o corporal com o mesmo fator proteção, porém, com potencial mais hidratante nas áreas expostas, como mãos, colo, braços e pés.

4) Ande com uma água termal na bolsa para refrescar a pele ao longo do dia

Nos dias quentes a pele fica mais sensível, vermelha e com excesso de oleosidade. Para manter a região mais hidratada e saudável ao longo da rotina, a dica é investir na água termal, que pode ser usada a qualquer hora do dia ou quando a pele sentir necessidade. O produto é rico em minerais que reforçam a barreira cutânea, suavizam e acalmam a região. Carregue uma embalagem na bolsa e, antes de borrifar, coloque uns minutinhos na geladeira. É uma delícia e deixa a pele mais fresquinha!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.