Manchas vermelhas na pele, ardência, coceira e formação de bolinhas: você sabe o que essas características têm em comum? Todas podem ser consideradas sintomas da pele que está sensível e irritada, condição que pode afetar qualquer pessoa. O uso dos dermocosméticos errados pode agravar a sensibilidade e acentuar vários tipos de doenças de pele, como a dermatite atópica e a psoríase. Você sabe como cuidar da pele quando está irritada e qual o melhor produto para controlar o problema? Confira!

Qual o melhor creme para tratar os sintomas da pele sensível e irritada?

De acordo com a Dra. Sineida, para essa condição é fundamental utilizar um produto com ativos específicos para o tratamento. “Podemos utilizar produtos com ação hidratante, contendo pantenol, glicerina e manteiga de karité, sempre associando o uso da água termal. Também é indicado utilizar produtos com ação calmante e anti-inflamatória, como a niacinamida, ceramidas, glicerina e água termal, usando maquiagem com produtos em pó, de origem mineral”, indicou. Além disso, os hidratantes com tecnologia prebiótica são os mais indicados para fortalecer a barreira cutânea, alimentando o microbioma da pele.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Como cuidar da pele sensível e irritada? Confira 10 dicas práticas

Dica #1) Evite usar demaquilantes com álcool ou loções adstringentes. Substitua esses produtos por uma solução micelar para retirar a maquiagem e outros resíduos do rosto;

Dica #2) Aposte em máscaras faciais com efeito calmante, hidratante e ação anti-inflamatória que ajudam a recuperar a pele irritada;

Dica #3) Hidrate sua pele, independentemente se ela for mista ou oleosa. Para esses casos, existem produtos adequados com textura sérum ou matte; para a pele normal ou seca, dê preferência às texturas mais cremosas;

Dica #4) Acalme a pele continuamente com água termal;

Dica #5) Escolha cosméticos e produtos de higiene pessoal próprios para pele sensível, como aqueles sem fragrâncias, sem parabenos, sem surfactantes;

Dica #6) Preste atenção ao vencimento dos produtos;

Dica #7) Proteja-se contra alterações climáticas como vento, calor e frio intensos;

Dica #8) Evite maquiagens à prova d’água, pois são mais difíceis de retirar e acabam agredindo a pele;

Dica #9) Evite banhos quentes e jamais use buchas ou escovas para esfregar a pele;

Dica #10) Escolha produtos com ação hidratante que possam ajudar a regenerar a barreira cutânea, como aqueles com ativos prebióticos.

Dermatologista:

Drª. Sineida Berbert Ferreira // CRM: 12283

Médica graduada pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro e com Residência Médica em Dermatologia clinica e cirúrgica pela mesma universidade -UFF. Título de especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia da SBD. Título de especialista em Hansenologia pela SBH. Título especialista em dermatologia pela AMB. International Fellow American academy of dermatology. Proprietária e diretora clínica da clínica de Dermatologia Dra Sineida Berbert Ferreira em Maringá -Pr. Membro do conselho científico da Psoríase Brasil. Autora livro “Doutor eu tenho muito suor “- Grupo Gen - AC farmacêutica - 2000.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.