Clique aqui para conhecer todos os benefícios do nosso clube e cadastre-se!
Dermaclub

Como cuidar do seu piercing novo: dicas que vão ajudar na cicatrização e recuperação do local

Recentemente você colocou um piercing e não sabe muito bem como cuidar desse novo acessório. O profissional que colocou, deve ter explicado rapidamente como limpar o local e o que não comer para evitar futuras inflamações, certo? Mas, na prática, como deve ser a rotina de cuidados para ter uma boa recuperação após a aplicação da jóia? Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Christiane Gonzaga, do Rio de Janeiro, que indicou 5 hábitos para praticar com o seu piercing.

O que acontece com a minha pele quando coloco um piercing?

Quando colocamos um piercing, ganhamos um tipo de ferimento na pele. A partir daí, o nosso organismo inicia um estado de reação inflamatória com a finalidade de tratar a área lesionada. “Essa alteração acontece de forma controlada, desde que a sua pele esteja limpa e o piercing seja colocado com as condições de antissepsia adequadas - usando material esterilizado e tendo a região do furo higienizada -, a reação inflamatória ajuda a sanar os tecidos que foram agredidos durante a perfuração”, explicou a médica.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

É importante ressaltar que a escolha de um local especializado é fundamental para a recuperação do furo. Caso as medidas de higiene não sejam observadas, a pessoa pode ter um processo infeccioso ou até mesmo formar cicatrizes atróficas, hipertróficas e queloides - principalmente em quem apresenta predisposição dessas lesões.

Como evitar inflamações no local do piercing?

- Sempre lavar as mãos antes de tocar no piercing;
- Limpar a pele em volta do local lesionado com gaze umedecida com soro fisiológico;
- A higiene da região deve ser feita com um sabonete neutro ou antibacteriano;
- Manter o local onde foi feito o furo seco e bem arejado;
- Além disso, pode ser prescrita uma pomada de antibiótico no local para evitar qualquer infecção.

O que fazer para o local do piercing cicatrizar logo?

A Drª Christiane explica que o tempo de cicatrização vai depender do local onde o piercing foi colocado, mas, em geral, demora entre sete a 10 dias. “Durante esse período, forma-se uma casquinha em volta do furo que não deve ser retirada de jeito nenhum. É importante esperar cair naturalmente para evitar um novo ferimento”.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

Como evitar que o local do piercing fique com queloide?

Não tem como prever o aparecimento do queloide. “Geralmente pessoas com a pele negra têm mais tendência a ter essa cicatriz, mas isso não significa que os caucasianos ou brancos não terão queloides”, esclareceu a médica. O ideal é ir acompanhando a cicatrização do local e caso a lesão se forme, é importante procurar um dermatologista para o tratamento.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicado em: Sexta-feira 13 de setembro de 2019 - 17h25

Modificado em: Segunda-feira 04 de novembro de 2019 - 17h45

0
0
0
0
http://www.laroche-posay.com.br/?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on http://www.vichy.com.br/?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on http://www.skinceuticals.com.br/?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on https://www.cerave.com//?utm_source=loreal-dcb-site&utm_medium=referral&utm_content=header&utm_campaign=always-on