Você tem o cabelo fino e não sabe como cuidar dele? Essa característica dos fios pode ser causada por um fator genético ou pelo excesso de procedimentos químicos feitos nas madeixas. A boa notícia é que, mantendo um cronograma capilar específico para o seu tipo de fio, é possível deixar os cabelos mais encorpados, volumosos e cheios de movimento. O DermaClub mostra o passo a passo deste ritual para você. Confira!

Produtos que não podem faltar no cronograma capilar para cabelos finos

Shampoo: os cabelos finos costumam ser mais oleosos e para manter essa região bem limpa, basta incluir em sua rotina um shampoo que ajude a limpar o couro cabeludo sem agredir. Para evitar o ressecamento dos fios, é importante aplicar o produto apenas na raiz. Faça isso com movimentos leves, precisos e circulares, como se estivesse fazendo uma massagem. Isso também auxilia a ativação da circulação sanguínea local e na melhora do crescimento das madeixas.

Condicionador energizante: depois de limpar a raiz, chegou a hora de cuidar das pontas. Quem tem cabelos finos, costuma ter uma tendência maior à quebra dos fios e para evitar esse acidente, o ideal é incluir um condicionador antiquebra nos cuidados capilares. Um exemplo é o condicionador energizante antiquebra de Vichy, que reduz a quebra e fortifica a fibra capilar, deixando o fio mais denso e resistente. Aplique o produto em todo comprimento do cabelo abaixo da raiz, mecha por mecha, massageando e deixe agir por alguns minutos.

Pré-shampoo: pode ser intercalado com o uso de shampoo e condicionador e ajuda a manter os cabelos finos menos ressecados e um couro cabeludo mais limpo e sem sinais de irritação.

Shampoo esfoliante: esse produto é perfeito para uma limpeza mais profunda no couro cabeludo, principalmente nos cabelos mais oleosos e com tendência à caspa. O shampoo esfoliante ajuda a remover os resíduos acumulados, como sebo, células mortas e outras impurezas, promovendo a renovação celular.

Máscara Nutrirreparadora: a hidratação também é uma etapa muito importante em todo cronograma, principalmente para os cabelos finos, que são mais suscetíveis à quebra. Para garantir madeixas mais resistentes e saudáveis, aposte em uma máscara nutrirreparadora, como a de Vichy, que nutre e repara a fibra capilar deixando os cabelos mais saudáveis, fortes e brilhosos.

Ampolas de hidratação: é uma solução rápida e eficiente para os fios finos. As ampolas de hidratação deixam seus cabelos mais bonitos, macios e mais resistentes em poucos minutos de aplicação. O produto pode ser aplicado durante o banho e garante um resultado incrível.

Veja como ficou a ordem do cronograma:

Segunda e quarta: shampoo diário + condicionador energizante
Lave o couro cabeludo com o shampoo diário e aplique o condicionador Energizante no comprimento dos fios abaixo da raiz.

Terça e sexta: pré-shampoo
Intercale o uso do shampoo e condicionador com o pré-shampoo. Basta aplicar na raiz e deixar o produto chegar até as pontas dos fios e enxaguar.

Sábado: shampoo esfoliante + condicionador energizante
Para uma limpeza mais profunda, use o shampoo Esfoliante no couro cabeludo, massageando bastante a região. Depois, é só finalizar a lavagem com o condicionador Energizante.

Domingo: shampoo diário + máscara nutrirreparadora/ ampola de hidratação
Use o shampoo diário para limpar a raiz e abrir as cutículas dos cabelos e depois aplique a máscara nutrirreparadora ou a ampola de hidratação abaixo da raiz até as pontas. Deixe o produto agir pelo tempo indicado e enxagüe.