A pele acneica tem maior chance de apresentar manchas devido ao processo inflamatório ocasionado pelas espinhas. E, assim, pode causar um certo desconforto estético para algumas pessoas, já que a região lesionada escurece. O DermaClub conversou com a dermatologista Christiane Gonzaga, do Rio de Janeiro, para descobrir como é possível evitar a hiperpigmentação das manchas de acne na pele. Olha só!

Entenda o que causa a hiperpigmentação de manchas de acne na pele

De acordo com a médica, a hiperpigmentação causada pela acne é o resultado de lesões inflamatórias que surgem depois de manipular espinhas, principalmente. “A hiperpigmentação pode ocorrer no período de cicatrização, quando acontece a renovação do tecido. E, como a nova pele costuma ser mais fina, acaba escurecendo durante o processo”, explicou.

A proteção solar é importante para evitar a hiperpigmentação de manchas de acne

A Dra. Christiane afirma que a proteção solar é fundamental para evitar manchas na pele, inclusive as de acne. Por isso, o filtro deve ser aplicado diariamente, inclusive em dias nublados, chuvosos ou mesmo durante o inverno. “Tenha sempre um protetor solar perto de você, seja na bolsa, na mesa do trabalho ou no banheiro. Hoje, existem opções excelentes, que controlam a oleosidade de forma inteligente e alguns tem até cor, sendo ideal para substituir a base na maquiagem”, recomendou. Dessa forma, também é importante evitar a exposição desnecessária ao sol.

Veja quais tratamentos e ativos minimizam as manchas de acne na pele

A médica afirma que um dos melhores procedimentos clínicos para amenizar marcas de espinhas é o peeling físico. No entanto, existem outras alternativas, como os dermocosméticos desenvolvidos especificamente para minimizar lesões de acne. Prefira produtos com textura leve, não comedogênicos, e que possuam ativos que controlam a inflamação e inibem a pigmentação, a fim de limitar o aparecimentos das manchas. Algumas opções ainda têm proteção solar e são ainda mais eficazes para esses quadros. Converse com o seu dermatologista, para que ele possa indicar a melhor alternativa para as suas necessidades!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.