Os cuidados com a pele devem ser priorizados todos os dias do ano, mas o verão é a época em que ela mais precisa de atenção. A alta exposição solar sem as devidas cautelas pode resultar em uma série de problemas, como as manchas na pele, queimaduras solares, descascamento e até o surgimento do melanoma, tipo mais grave de câncer de pele. Para prevenir essas complicações, o DermaClub conversou com a dermatologista Sineida Berbert, do Paraná, que esclareceu os cuidados que devemos ter com o corpo e rosto antes e depois da praia.

Como preparar a pele antes de ir a praia?

De acordo com a médica, antes de mais nada, a pele precisa ser devidamente preparada. O sol pode ser um vilão - as radiações ultravioletas, assim como as infravermelhas são capazes de acelerar o envelhecimento precoce, as manchas, as rugas e o câncer de pele. Por isso, a dermatologista indica cuidado e bom senso para aproveitar apenas o lado bom do verão com os devidos cuidados antes de ir à praia:

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

“A nossa pele precisa de uma esfoliação para retirar as células mortas e favorecer a absorção adequada dos hidratantes. Assim, você ainda fica com um bronzeado bonito e saudável”. No corpo, a dica é realizar o ritual de esfoliação uma vez por semana, antes do banho, aplicando um hidratante rico em ativos hidratantes, como ceramidas, manteiga de karité, vitaminas e ácido hialurônico, logo após. No rosto, o ritual de esfoliação também pode ser realizado uma vez por semana, com um produto diferente e mais suave. Em seguida, aplique o seu tratamento hidratante e antioxidante, não esquecendo do protetor solar em seguida.

Com que frequência devemos reaplicar o filtro solar na praia?

O uso do filtro solar deve ser feito a cada 2 horas, em casos de alta sudorese ou sempre que você der um mergulho. É fundamental escolher um protetor com FPS 30, no mínimo, e que tenha amplo espectro, ou seja, que oferece proteção contra os raios UVA e UVB A Dra Sineida ainda cita outras características que o produto pode ter: “Existem filtros com toque seco, com cores para as várias tonalidades de pele e ação antioxidante, que além de proteger a pele também ajudam a tratar a região”, afirmou.

Se eu não hidratar e proteger a pele antes e depois do sol, o que pode acontecer?

A profissional explica que, “a exposição solar sempre gera um processo de agressão ao DNA das nossas células que vai levar ao resultado de manchas, rugas, ressecamento, envelhecimento precoce e, nos indivíduos geneticamente predispostos ao surgimento de lesões pré-malignas e malignas, o câncer de pele” Sendo assim, use sempre o filtro solar e hidrate a pele antes de se expor ao sol.

Cuidados com a pele pós-praia para manter o bronzeado

- Evitar banhos quentes e demorados que ressecam a pele e favorecem a descamação;
- Usar sabonetes neutros e shampoos suaves;
- Borrifar água termal diariamente para acalmar a pele e evitar a ardência;
- Usar produtos com ácido hialurônico e vitamina c com ação hidratante e antioxidante;
- Uso de filtro solar diariamente para manter o bronzeado;

O que levar no seu kit de praia:

- Protetor solar com, no mínimo, FPS 30.
- Água termal
- Hidratante labial
- Chapéu e óculos escuros

Dermatologista:

DRA. SINEIDA BERBERT FERREIRA // CRM: 12283

Médica graduada pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro e com Residência Médica em Dermatologia clinica e cirúrgica pela mesma universidade -UFF. Título de especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia da SBD. Título de especialista em Hansenologia pela SBH. Título especialista em dermatologia pela AMB. International Fellow American academy of dermatology. Proprietária e diretora clínica da clínica de Dermatologia Dra Sineida Berbert Ferreira em Maringá -Pr. Membro do conselho científico da Psoríase Brasil. Autora livro “Doutor eu tenho muito suor “- Grupo Gen - AC farmacêutica - 2000.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.