A pele no verão precisa de uma atenção redobrada! A combinação típica dessa estação de praia, sal do mar e cloro da piscina podem deixar o corpo, rosto e cabelos mais ressecados e sem brilho. Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista, de São Paulo, Lilian Guadanhim para saber como cuidar da pele contra essas agressões externas e mantê-la hidratada. Veja!

A pele costuma ficar mais ressecada no verão! Entenda a importância da hidratação na estação mais quente do ano

De acordo com a médica, durante o verão, a pele sofre com os extremos de temperatura e com os hábitos comuns da época, como banhos frequentes, idas à piscina e mergulhos no mar, que agravam o ressecamento. “Por isso, a hidratação da pele é um costume que devemos ter durante todo o ano, garantindo uma pele macia e viçosa mesmo nos dias quentes. É necessário lembrar também que o uso de hidratantes ajuda a restaurar a barreira da pele, diminuindo o risco de eczemas, irritações e até infecções”, afirmou.

Conheça quais são as melhores formas para hidratar a pele nessa estação, interna e externamente

A Dra. Lilian explica que além da hidratação externa da pele, também é muito importante a hidratação para a saúde como um todo e deve-se ter cuidado redobrado durante os dias quentes. Algumas dicas são:

- O consumo de aproximadamente dois litros de água por dia;
- A água de coco é uma ótima alternativa para hidratação;
- Para dar mais sabor e refrescância, a água saborizada é uma superalternativa! Para isso, adicione frutas frescas picadas, como rodelas de limão, morangos inteiros ou até folhas de hortelã em uma jarra de água com cubos de gelo;
- O consumo de sucos naturais também ajuda a hidratar. Mas tenha atenção com a adição de açúcar e ao índice calórico;
- Se possível, evite o consumo de bebidas industrializadas, como sucos artificiais e refrigerantes, que são muito ricos em sódio e açúcares;
- O melhor momento para usar hidratantes é logo após o banho;
- Aproveite as altas temperaturas para tomar banhos frios ou mornos;
- A escolha de hidratantes com texturas leves é fundamental, dando preferência aos hidratantes em loção ou até spray;
- Outro truque também é colocar o hidratante na geladeira por 30 minutos antes do uso, pois quando gelados, trazem refrescância, além de uma sensação calmante para peles sensibilizadas.

Como prevenir e minimizar o ressecamento da pele no verão: descubra!

Piscinas e praias são a cara do verão e momentos ótimos para relaxar. Mas os cuidados não podem ficar de lado e o ressecamento pode ser prevenido com hábitos diários. Os mais indicados pela dermatologista são:

- Para minimizar os danos, ao sair da praia tome um banho de água doce;
- Aplique um hidratante após o banho;
- Aposente de vez a bucha na hora do banho;
- Não esqueça de aumentar a frequência de hidratações nos cabelos. Os fios também sofrem com as agressões do verão;
- Jamais esqueça o filtro solar para evitar danos como câncer de pele, manchas e envelhecimento precoce.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.