Fazer hidratação e lavar o cabelo são rituais que costumam fazem parte da rotina capilar da maioria das mulheres. Além de manter os fios saudáveis e longe problemas como o ressecamento, queda e a caspa, a agenda de cuidados ajuda a preservar uma boa aparência. Mas, e na hora de secar, como podemos fazer para não danificar as madeixas? Se você ainda tem dúvidas sobre essa etapa, o DermaClub montou um passo a passo de como deixar os cabelos secos com resultado de salão sem sair de casa.

1º passo: lave o cabelo com um shampoo suave e hidrate com uma máscara nutrirreparadora

Para secar o seu cabelo em casa sem que ele fique com aquele aspecto ressecado, o primeiro cuidado deve começar na hora de lavar as madeixas. Neste momento, é importante apostar em uma linha de tratamento com shampoo e máscara de hidratação nutrirreparadora, que contenha ativos hidratantes em sua fórmula, como a manteiga de karité. Assim, seu cabelo ficará mais macio e com o frizz minimizado depois da finalização.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2º passo: desembarace o cabelo ainda molhado

Para evitar a queda e a quebra dos fios, o ideal é desembaraçar o cabelo ainda molhado. Outra técnica que ajuda a controlar o frizz é pentear as madeixas de baixo para cima com uma escova ou pente adequado para o seu tipo de cabelo - de preferência de madeira com dentes largos, que também ajuda a reduzir a eletricidade estática.

3º passo: remova a umidade do cabelo com uma toalha de microfibra

Enxugar o cabelo com uma toalha de algodão acaba gerando frizz, porosidade, quebra e até ressecamento, acabando com todo o brilho das madeixas. Para evitar esse cenário, o ideal é pressionar os fios levemente com uma toalha de microfibra, que ajuda a evitar todos esses problemas na região e ainda preserva a hidratação, além de absorver toda a umidade de forma suave.

4º passo: você pode secar o cabelo com um secador ou naturalmente

Na hora de secar os fios, você tem duas opções: usar um secador ou deixar que os cabelos sequem naturalmente com o tempo. Com o secador você precisa tomar alguns cuidados, como:

- Usar a ferramenta entre 10 e 15 cm de distância da raiz, para que o calor excessivo não estimule a produção de sebo e deixe as madeixas oleosas;

- Não aproximar muito o bocal do secador das madeixas;

- Evitar manter o jato quente no mesmo local por mais de 4 segundos.

Depois disso, finalize com o jato frio do secador para selar as cutículas e garantir um brilho extra aos fios.