A barreira da pele é uma camada de lipídios que protege a região cutânea das agressões externas, composta, essencialmente, por ceramidas. Para a manter sempre saudável, é essencial restaurá-la, através da hidratação, além de evitar que fatores externos a danifiquem no dia a dia. Em conversa com o DermaClub, a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, entregou 4 hábitos que ajudam a fortalecer e restituir a barreira da pele. Fique por dentro!

1) Prefira banhos mornos ou frios

Um dos hábitos diários que mais ressecam a pele, e, consequentemente, danificam a barreira cutânea, é apostar em banhos muito quentes. Embora possa parecer mais confortável tomar uma ducha quentinha, com a temperatura da água bem alta, especialmente no inverno, de acordo com a médica, o ideal é evitar esse costume, já que ele pode ressecar a pele e, assim, enfraquecer a barreira.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) Use um sabonete suave

De acordo com a Drª Betina, outro hábito que deve ser adotado no seu dia a dia é usar um sabonete suave, tanto para o rosto quanto para o corpo. “Além disso, é importante evitar esfregar muito ou usar o sabonete diretamente no corpo, uma vez que isso acaba por remover toda a gordura da pele”, contou a médica. Isso é sinônimo de dano à barreira cutânea, já que ela é composta por lipídios, ou seja, gorduras.

3) Aposte em hidratantes que restaurem a barreira da pele

Outra dica para manter a barreira da pele sempre saudável é usar um bom hidratante, de preferência uma fórmula que ajude a restaurar as ceramidas perdidas nas agressões do dia a dia. “Na hora de escolher o seu creme, prefira um que restaure a barreira. Isso é muito importante”, contou a Drª Betina.

4) Aplique o hidratante sempre após o banho

Além de escolher o hidratante certo, existe outro fator de extrema importância na sua rotina de beleza: a hora da sua aplicação na pele! De acordo com a médica, o ideal é apostar sempre no instante logo após o banho para o fazer. “Este é o momento em que a pele está mais propícia a absorver o produto”, explicou.

Adote esses hábitos no seu dia a dia para manter a pele sempre íntegra e longe de problemas como coceira, ressecamento e rachaduras!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.