Calor, praia, piscina… Não dá para negar que o verão é a época do ano que mais encontramos oportunidades para manter a pele bronzeada. Tomar sol de forma saudável - sem exageros e sempre usando filtro solar - deixa a pele com uma cor incrível. Apesar da temporada ser tão famosa por proporcionar essa cor, é possível se bronzear em outras estações do ano, como no inverno! Quer saber como? A dermatologista Christiane Gonzaga, do Rio de Janeiro, explicou ao DermaClub.

O sol do inverno é capaz de bronzear a pele?

Para muitos, o verão é a única estação que podemos exibir uma pele corada e bonita. Por outro lado, muita gente não sabe, mas é possível garantir um belo bronzeado durante a temporada fria. “Apesar de nesta época do ano observamos uma menor incidência dos raios solares, o sol do inverno é capaz de bronzear a pele”, explicou a médica.

É preciso proteger a pele do sol mesmo durante o inverno

A dermatologista atenta: "É preciso proteger a pele em todas as épocas do ano, utilizando filtro solar com FPS mínimo de 30, até mesmo em dias chuvosos, nublados ou dentro de casa". Não podemos esquecer que a incidência dos raios ultravioleta está sempre presente e, sem a proteção adequada, pode causar sinais de envelhecimento precoce, como rugas e manchas. Além disso, é bom ficar atento aos horários menos nocivos para a exposição solar, que acontece entre 10h e 16h, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A hidratação mantém o bronzeado por mais tempo

Para manter o corpo corado por mais tempo, a dica é investir na hidratação. Lembre-se de caprichar no uso do hidratante todos os dias, principalmente, após a exposição solar para que a pele não descame. Atualmente, existem dermocosméticos multifuncionais, que ajudam a nutrir, proteger dos raios UV e ainda oferecem um boost de antioxidantes. Converse com seu dermatologista e invista no dermocosmético ideal para as suas necessidades! Além disso, a Dra. Christiane Gonzaga também sugere o ritual de esfoliação uma semana antes de tomar sol: "Essa atitude ajuda a garantir um bronzeado uniforme e sem manchas".

Alimentos ricos em carotenóides auxiliam no bronzeamento

Não é novidade que a boa alimentação está inteiramente ligada à saúde da pele. Segundo a médica, alimentos ricos em carotenóides, que possuem pigmentos naturais, ajudam a ativar a melanina. “Sucos e saladas com cenoura, tomate, vegetais verdes escuros, beterraba são ótimos alimentos para ajudar no bronzeado perfeito”, grantiu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.