Você já ouviu falar em detox? É uma dieta restritiva em açúcares, gorduras saturadas e frituras que serve para limpar o corpo de toxinas e restabelecer, assim, o seu equilíbrio natural. Além de beneficiar o organismo como um todo, essa alimentação colabora bastante com a saúde da pele. Mas de que maneira? Você conhece os efeitos dessa mudança de hábitos para o seu rosto e corpo? A fim de responder essa questão, o DermaClub convidou o dermatologista André Rosado, de São Paulo. Veja só!

Você tem uma má alimentação? Entenda como isso pode afetar a sua pele e corpo

A pele é um órgão que reflete bastante a nossa saúde no geral e, quando praticamos uma má alimentação, isso pode afetar diretamente o seu equilíbrio, assim como dos cabelos e das unhas. De acordo com o médico, uma dieta rica em açúcar é um dos principais fatores de risco. “Alimentos com alto índice glicêmico como doces, tortas, balas e bolos aumentam os níveis de açúcares no sangue, contribuindo para o aparecimento de rugas, flacidez e espinhas”, alertou.

Tudo isso acontece devido ao aumento da insulina no organismo, que deixa a região cutânea mais sensível à ação dos androgênios - hormônios masculinos. “Essa alimentação é considerada inflamatória e provoca a diminuição da imunidade, deixando a pele mais sensível a infecções virais e bacterianas”, afirmou. Os alimentos industrializados também possuem muitos componentes químicos que podem provocar quadros alérgicos, como dermatite e urticária.

A dieta detox favorece uma pele mais saudável, bonita e viçosa

O detox consiste na eliminação do excesso de toxinas no organismo. “No momento em que adotamos essa dieta, a pele fica mais limpa, hidratada e com viço”, esclareceu o médico. Portanto, neste período de “desintoxicação”, dê preferência a um cardápio mais saudável, com muitos alimentos frescos, verdes e pouca gordura. Não esqueça de beber bastante água!

Conheça dermocosméticos com efeito detox para a sua pele

Além da dieta, existem vários dermocosméticos com efeito detox que atuam removendo as impurezas e estimulando a renovação celular para uma pele mais limpa e iluminada. De acordo com o dermatologista, para garantir um bom tratamento detox, é preciso: lavar bem o rosto, fazer esfoliação e usar uma loção adstringente. Lembre-se de finalizar o ritual com um fortalecedor diário com ácido hialurônico e água termal, que deixa a região cutânea mais macia, tonificada, luminosa e resistente aos agentes externos.

Ficou com alguma dúvida? Consulte o seu dermatologista: ele poderá orientar os melhores produtos para o seu tipo de pele e dizer a frequência exata para investir no detox.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.