Você tem cuidado bem da sua pele? Sinais como flacidez, rugas e até linhas de expressão no canto dos olhos e próximo à boca podem significar a perda de colágeno. Mas como preservar essa substância na pele, mesmo com o processo de envelhecimento? O DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, que indicou 5 produtos para conservar o colágeno na pele.

O que é colágeno e qual é a sua função na pele?

Segundo a médica, “o colágeno é uma proteína sintetizada pelas células e depositada na pele que possui a função de estruturar a pele, dando firmeza e tônus”. A substância é produzida naturalmente pelo corpo, além de ser encontrada também em alimentos como carne e gelatina, dermocosméticos tópicos ou suplementos alimentares.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

O que pode causar essa perda do colágeno?

A Drª Tatiana explica a velocidade da produção do colágeno diminui a partir dos 25 anos - esse é um processo que faz parte do envelhecimento natural da pele. A profissional diz que são muitos os fatores que levam a um aceleramento da perda de colágeno, entre eles: “o consumo de carboidratos; a perda de peso excessiva por dietas (principalmente com restrição de proteínas) ou doenças crônicas e agudas. Além disso, atletas de alta performance, gestantes e pessoas que fazem jejum prolongado podem ter uma perda de colágeno mais acentuada”, ressaltou.

É possível prevenir a perda do colágeno: 4 produtos que ajudam no processo:

1- Produtos antiglicantes;
2- Antioxidantes;
3- Hidratantes com ácido hialurônico;
4- Protetor solar com ativos antioxidantes;

Outras medidas são procedimentos que estimulem o organismo a produzir colágeno: “como a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático, lasers e uso de agulhas para realizar a tão falada indução percutânea de colágeno”, indicou.

Esses produtos também podem ajudar na reposição do colágeno?

Sim! A dermatologista confirma: “O uso de colágeno oral, principalmente quando associado a vitamina C, provocam a formação de colágeno, dando mais firmeza e elasticidade à pele”, finalizou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.