Uma das principais reclamações de quem tem a pele oleosa é a aparência dos poros, que tendem a ficar dilatados devido ao aumento na produção de sebo. Para entender melhor por que algumas pessoas costumam a apresentar esse problema, assim como formas de evitá-lo, o DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, Bahia. Confira a entrevista!

Entenda por que algumas pessoas têm poros mais aparentes

Os poros são pequenas aberturas de saída das glândulas sebáceas, que são responsáveis pela produção de óleo da pele. Assim, quem tem tendência à oleosidade, fica mais suscetível a ter problemas com a aparência dos poros. “O grau de dilatação é uma característica genética de cada pessoa. Outros tipos de pele podem, sim, ter poros abertos, mas, com certeza, isso é mais comum na pele oleosa. Quanto maior a atividade das glândula sebáceas, maiores serão os poros”, explicou a Dra. Tatiana.

Saiba como evitar poros dilatados

Segundo a dermatologista, a melhor forma de prevenir o surgimento de poros dilatados é através da higienização adequada do rosto aliado ao uso de produtos próprios para a pele oleosa. “É preciso investir em dermocosméticos específicos para a limpeza. Uma boa alternativa são os que contêm os ácidos salicílico e/ou glicólico. Outros produtos também são úteis para o tratamento do quadro, como os que possuem ácido retinoico; assim como a água termal gelada e os esfoliantes”, complementou.

Como tratar a pele com poros dilatados?

Uma vez aparentes, os poros dilatados são irreversíveis, mas alguns tratamentos conseguem minimizá-los. “O uso oral de isotretinoína, além de procedimentos clínicos, como peeling químico, laser e microagulhamento, são capazes de melhorar visivelmente o estado dos poros. No entanto, quem sofre com esse problema e quer deixar a pele mais bonita deve saber que o tratamento deve ser feito de forma contínua em conjunto com a limpeza diária”, recomendou a Dra. Tatiana.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.