A queda de cabelo é um problema que toma conta da cabeça de muitas pessoas, entre homens e mulheres. Apesar de ser naturalmente comum perdermos aproximadamente 100 fios por dia, a ausência demasiada de cabelos pode deixar sequelas preocupantes, como falhas no couro cabeludo ou até mesmo gerar a calvície. Mas você sabia que muita vezes a queda pode ser confundida com a quebra dos fios? Como diferenciar ambos os incômodos? O DermaClub esclarece tudo sobre o assunto e recomenda algumas dicas para você manter suas madeixas fortes e saudáveis. Veja!

Como saber se meu cabelo está caindo ou quebrando?

Primeiramente, é importante esclarecer que a queda de cabelo pode acontecer por vários fatores, os mais comuns são: após o parto, estresse e a alopécia seja ela por tração ou do tipo areata - que causa falhas circulares no couro cabeludo. Já a quebra dos fios pode acontecer devido à química de procedimentos capilares - relaxamento, progressiva ou coloração, por exemplo - e o uso de ferramentas de calor - secador, chapinha e babyliss.

Mas para saber se o cabelo está caindo por um motivo ou por outro, é importante observar a movimentação e a estrutura dos seus fios. Grande parte da queda não acontece logo no momento em que o fator desencadeante está ocorrendo, surgindo apenas após três meses do episódio em questão. O mesmo acontece com a quebra, mas em um período menor de tempo.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Outra dica para identificar se o seu cabelo está caindo ou quebrando é notar se os fios soltos são menores (o que indica quebra) ou do tamanho normal do seu (queda).

Como manter o cabelo forte longe e combater a queda e a quebra dos fios?

É necessário praticar uma série de cuidados, como uma alimentação rica em proteínas, vitaminas e minerais, além de manter uma boa higiene e um cronograma capilar de acordo com o tipo de cabelo. Esse conjunto reflete na boa atuação do folículo e na região de ancoragem do fio localizada dentro do couro cabeludo.

5 cuidados para fortalecer os cabelos danificados

1. Lavar regularmente o cabelo e o couro cabeludo (preferir shampoos sem sulfato, como cremes de limpeza capilares)
2. Evitar o uso de secador, chapinha e babyliss e também de químicas;
3. Fazer hidratação profunda com máscaras e ampolas de hidratação toda semana;
4. Fazer uma limpeza profunda capilar a cada 15 dias;
5. Cortar as pontinhas com certa frequência.