Verrugas são pequenas lesões que podem surgir em qualquer parte do corpo. Embora não causem nenhum mal, elas costumam ser bastante incômodas e esteticamente desagradáveis, principalmente quando nascem em locais aparentes, como no rosto. Mas, afinal de contas, você sabe o que significam essas elevações na pele? Para saber como prevenir e tratar as verrugas, o DermaClub conversou com o dermatologista Gilvan Alves, de Brasília. Veja só!

Afinal, por que as verrugas surgem no corpo?

De acordo com o médico, “as verrugas são resultados da infecção da pele por um vírus do grupo HPV, que aparecem na forma de caroço com pontos escuros no centro”. Elas são contagiosas e, embora assustem um pouco, são consideradas lesões benignas que ocorrem na camada mais superficial da pele. As verrugas também costumam surgir nas áreas de traumas, como nos cotovelos e nos locais de dobras.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Como podemos prevenir as verrugas na pele?

Segundo o Dr. Gilvan, “uma forma de prevenir as verrugas é evitando o contato com pessoas infectadas, além de objetos utilizados por outras pessoas”, esclareceu. Além disso, o vírus também pode ser transmitido pelo contato sexual. Para prevenir o contágio, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também indica a vacina contra o HPV. Essa medida é indicada para meninas, a partir dos 9 anos, e meninos, de 12 e 13 anos. Para garantir um bom resultado, essa vacina deve ser aplicada, preferencialmente, antes do início da vida sexual.

Os melhores tratamentos para verrugas estão nos consultórios dermatológicos

“O tratamento pode ser a remoção com eletrocoagulação ou o uso de cremes que destroem as verrugas à base de ácido salicílico”, indicou. Não use medidas caseiras ou compre produtos sem a orientação do seu dermatologista.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.