Você sabia que é possível lavar os cabelos sem utilizar shampoo? Apesar de aprendermos que existe uma ordem certa de produtos para limpar e nutrir os fios, a técnica que aposta apenas no condicionador limpante tem feito sucesso entre as beauty addicts por proporcionar uma limpeza suave e hidratante.

Entenda quais são os benefícios do condicionador limpante para o cabelo

Grande parte dos shampoos convencionais possui agentes limpantes nocivos à fibra capilar, que podem remover a oleosidade do cabelo em excesso, intensificar o ressecamento das madeixas e sensibilizar o couro cabeludo. Por isso, o condicionador limpante, com fórmula livre de sulfatos, parabenos e outras substâncias agressivas, se torna uma opção interessante para quem já possui fios delicados e sensibilizados. Isso porque, com ele, é possível remover as impurezas sem ressecar e, ainda, promover uma nutrição profunda.

Descubra para quais tipos de cabelo o uso de condicionador limpante é indicado

A higienização com condicionador limpante é ideal para cabelos que passaram por processos químicos (mudanças de textura e cor) ou mecânicos (uso excessivo de secador, prancha ou babyliss) e tornaram-se ressecados, sensibilizados e frágeis, devido à perda de nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos. Embora, o método de lavagem seja mais famoso entre as cacheadas e crespas, os fios lisos e ondulados também podem se beneficiar, desde que as particularidades de cada madeixa sejam respeitadas.

Como lavar o cabelo com o condicionador limpante?

Diferentemente das indicações do shampoo convencional (aplicação e remoção, em seguida), o condicionador limpante requer tempo de pausa. Ou seja, basta colocar uma boa quantidade de produto nas mãos e aplicar sobre todo cabelo, da raiz às pontas, massageando o couro cabeludo de forma suave. Deixe agir por cerca de três minutos e enxágue em seguida.

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!