Quando o assunto é proteção solar corporal, os cuidados não se resumem somente aos produtos em creme ou loção líquida. Para quem deseja se proteger de uma maneira mais prática e com níveis seguros de FPS, o protetor em spray é uma boa opção. A Dra. Marcia Linhares, do Rio de Janeiro, explicou o diferencial do dermocosmético e como usá-lo. "Na verdade, o que muda é o veículo. O spray é mais líquido, então é mais fácil de aplicar em determinadas áreas", afirmou.

Confira os benefícios do protetor solar em spray para a pele

Para os homens, esse tipo de dermocosmético pode favorecer e estimular o hábito de passar o protetor. Como exemplo, a dermatologista explica que a fluidez facilita a aplicação em áreas como o couro cabeludo de pessoas calvas e regiões com muito pelo, como o tronco. Isso porque a estrutura leve possibilita a rápida absorção e confere um efeito suave à pele.

Nesse mesmo sentido, em dias de calor e lazer na praia ou na piscina, o spray garante frescor e um aspecto invisível no corpo. Após a aplicação, a sensação é de hidratação e maciez, sem aquele aspecto pegajoso.

Aprenda a aplicar o protetor líquido sem deixar manchas na pele

A recomendação é que, antes de borrifar o produto no corpo, a pele esteja limpa e seca. "É importante espalhar com a mão, senão ele fica com aquele efeito jateado e acaba manchando", recomendou a médica.

Reaplicação garante a eficácia do protetor em spray

Uma das dúvidas sobre a proteção em spray é a eficácia, justamente pela textura mais leve que a do filtro solar em creme. A Dra. Marcia Linhares afirma que a proteção é garantida, desde que o fator não seja muito baixo. E ressalta: "Por ser mais fluido, ele também sai com mais facilidade, então realmente é preciso se ter mais atenção e cuidado com a reaplicação". Ela ainda lembra da importância de retocar o produto a cada duas horas e que, em caso de contato com a água, também é preciso passar mais uma vez o filtro.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.