Cristal, demerara, refinado, light, orgânico, mascavo… O açúcar é um dos itens mais comuns na alimentação dos brasileiros e, hoje, está disponível em diferentes tipos e para os diversos públicos. No entanto, moderação é a palavra de ordem para o seu consumo! Quer saber qual é a diferença entre as variedades para escolher o melhor para você? Acompanhe abaixo!

1) Açúcar cristal é o mais indicado para fazer doces e bolos

Queridinho das confeiteiras e das “sweet lovers”, o açúcar cristal perde cerca de 90% dos seus nutrientes durante o processo de refinamento. Por render bastante e custar pouco, ele é presença certa em decorações, pães e tortas.

2) Demerara é um dos mais caros, mas se destaca pelos nutrientes

Uma das alternativas mais saudáveis, o demerara possui cor marrom clara e não leva nenhum tipo de aditivo químico. Sua composição é rica em cálcio, potássio e magnésio - substâncias que auxiliam no funcionamento de algumas enzimas do organismo e fortalecem os ossos.

3) O refinado é o mais comum nos supermercados

O tipo mais popular no País custa pouco, mas, durante o processo de refinamento são adicionados ingredientes, como enxofre, que deixa o produto com gosto mais agradável, mas remove suas vitaminas e sais minerais. O resultado? Um produto saboroso, mas sem nutrientes.

4) O açúcar orgânico é cristalizado a partir do caldo de cana orgânica

Conhecido por não utilizar aditivos artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, esse tipo é mais escuro, de maior espessura e também mais caro quando comparado ao refinado. A grande vantagem é a concentração de substâncias benéficas para o organismo.

5) O mascavo é o açúcar em sua forma mais bruta

Extraído logo depois do cozimento do caldo de cana, o seu aspecto é escuro, úmido e não passa por nenhuma etapa de refinamento. Como é natural, conserva os sais minerais, o cálcio, o ferro e, por isso, tem grande valor nutricional.

Gostou de saber sobre as variedades de açúcar? Escolha o que melhor se encaixa ao seu estilo de vida e tenha uma alimentação mais saudável!