Seu cabelo cai muito? Você sente seus fios finos, quebradiços, sem volume e sem brilho? Se a resposta for sim, então provavelmente está precisando de um tratamento fortalecedor. Além de seguir uma rotina de cuidados com produtos que ajudam a recuperar as madeixas da raiz até as pontas, também é fundamental mudar alguns hábitos de vida, como ter uma boa alimentação, evitar o estresse, lavar os cabelos corretamente e muito mais. Para ter uma cabeleira saudável e bonita novamente, o DermaClub listou 6 dicas que ajudam no fortalecimento dos fios. Veja só!

1) Use produtos com queratina na sua rotina de cuidados capilar

A queratina é uma substância muito usada para tratar os fios que estão ressecados e sem vida. Sua função é recuperar as madeixas, dando mais força e resistência à sua fibra, devolvendo a própria substância que foi perdida com os danos causados pela radiação solar e ferramentas de calor, como o secador e a chapinha. A queratina pode ser encontrada na sua forma líquida ou na composição de vários produtos, como shampoo, condicionador, máscara de tratamento e leave-in.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Embora seja um ingrediente muito forte para os cabelos, é possível usar produtos com queratina todos os dias - desde que eles tenham a quantidade recomendada para isso. apostando na linha de cuidados certa, você vai ter cabelos fortes e hidratados novamente!

2) Evite abafar, prender ou dormir com o cabelo molhado

A umidade no couro cabeludo é o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, que enfraquecem a raiz dos fios e provocam a queda excessiva. Por isso, não prenda nem durma com o cabelo ainda úmido. Prefira lavar as madeixas de manhã ou use um secador para secar os fios antes de dormir. Para não agredir o cabelo, aplique um leave-in com proteção térmica antes.

3) Tenha cuidado na hora de fazer penteados

Evite reproduzir looks que amarrem os fios de maneira muito forte e agressiva - como dreads, tranças e rabos de cavalo muito puxados. A tensão exercida sobre os cabelos aumentam as chances de quebra e quando a prática é constante, acaba provocando a queda dos fios, deixando até falhas no couro cabeludo.

4) Dê preferência aos banhos frios ou mornos

Lavar o cabelo com água quente é um grande erro. Além de aumentar a oleosidade do couro cabeludo, a temperatura promove o ressecamento do mesmo local e da pele, promovendo o enfraquecimento dos fios e aumentando a queda dos mesmos. Para evitar esse problema, prefira realizar o ritual com água fria ou morna, que além de fazer bem à saúde dos cabelos, dá um brilho incrível!

5) A alimentação saudável é a melhor amiga dos fios

Os minerais, as vitaminas e as proteínas possuem grande influência sobre a saúde dos fios e seu crescimento. Além de incluir alimentos com esses nutrientes na dieta, é importante evitar os que possuem efeito contrário. Frituras em excesso, gorduras ruins, doces e álcool diminuem o ciclo de vida dos cabelos, acelerando a queda.

6) Não leve estresse do trabalho para casa

O estresse é um dos maiores influenciadores de diversos problemas no organismo. Em relação aos fios não é diferente! Procure atividades que relaxem o corpo e a mente. E o mais importante: não leve trabalho para casa. Reserve o fim de semana para o seu lazer!

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!