Os cabelos possuem tempo de vida estipulado e, segundo especialistas, é normal que caiam até 100 fios por dia. Quando a quantidade é superior, o ideal é procurar a avaliação de um dermatologista para buscar os melhores tratamentos para o problema. Porém, alguns cuidados básicos podem garantir madeixas mais fortes e evitar a queda excessiva. Veja abaixo quais são!

1) A alimentação saudável é a melhor amiga dos fios

Os minerais, as vitaminas e as proteínas possuem grande influência sobre a saúde dos fios e seu crescimento. Além de incluir alimentos com esses nutrientes na dieta, é importante evitar os que possuem efeito contrário. Frituras em excesso, gorduras ruins, doces e álcool diminuem o ciclo de vida dos cabelos, acelerando a queda.

2) Evite abafar, prender ou dormir com o cabelo molhado

A umidade no couro cabeludo é o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, que enfraquecem a raiz dos fios e provocam a queda. Por isso, não prenda nem durma com o cabelo ainda úmido.

3) Tenha cuidado na hora de fazer penteados

Evite produções que amarrem os fios de maneira muito forte, como dreads, tranças e rabos de cavalo muito puxados. A tensão exercida sobre os cabelos aumenta a chance de quebra e quando a prática é constante, provoca a queda.

4) Dê preferência aos banhos frios ou mornos

A água quente promove o ressecamento do couro cabeludo e da pele, promovendo o enfraquecimento dos fios e aumentando a queda dos mesmos.

5) Use protetor térmico

Os protetores térmicos são muito importantes para minimizar os danos mecânicos provocados pelas ferramentas de calor. Além disso, é importante se certificar de que o cabelo esteja completamente seco antes de usar babyliss e chapinha, evitando que se o fio se parta.

6) Não leve estresse do trabalho para casa

O estresse é um dos maiores influenciadores de diversos problemas no organismo. Em relação aos fios não é diferente! Procure atividades que relaxem o corpo e a mente. E o mais importante: não leve trabalho para casa. Reserve o fim de semana para o seu lazer!