Você já ouviu falar em ginástica laboral? A prática, cada vez mais comum em diversos escritórios por todo o mundo, tem o objetivo principal de prevenir doenças relacionadas à atividade de trabalho, como problemas de coluna, estresse e dores nas articulações, além de também reforçar a importância da atividade física para a melhora na qualidade de vida. A boa notícia é que, mesmo se o seu ambiente de trabalho não dispõe desse benefício, a ginástica pode ser praticada por você mesmo, na sua mesa, com exercícios simples e em pouco tempo.

Descubra os principais benefícios da ginástica laboral

Além de aliviar a tensão, o estresse e prevenir o desenvolvimento de dores nas costas e nas articulações, a ginástica laboral também pode se tornar um grande incentivo no ambiente de trabalho, já que torna as atividades menos desgastantes. Desse modo, reflete no rendimento dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que contribui para a conservação de sua saúde e qualidade de vida.

Saiba como incluir a ginástica laboral na sua rotina de trabalho

Dividida em três classificações, a ginástica laboral pode focar em diferentes objetivos no corpo, como a correção postural, o alívio do estresse ou o relaxamento das articulações. Conheça:

- Ginástica corretiva/postural: baseada, principalmente, no alongamento e no fortalecimento muscular, essa ginástica envolve exercícios simples que ativam o corpo. Por exemplo, experimente sentar na ponta de sua cadeira e, com a coluna ereta, fazer a rotação do tronco, segurando por 30 segundos e repetindo do outro lado.

- Ginástica compensatória: ideal para aliviar eventuais tensões musculares que podem surgir durante as atividades de trabalho, essa ginástica também ajuda na correção postural e na prevenção da fadiga, combinando exercícios de postura, flexibilidade e exercícios respiratórios. Uma boa opção é esticar os braços na altura dos ombros e entrelaçar os dedos, com a palma das mãos voltadas para fora, auxiliando, assim, no alívio das articulações da região.

- Ginástica de relaxamento: para finalizar a jornada de trabalho, essa ginástica pretende aliviar as tensões e o estresse acumulados durante todo o dia. Para isso, o ideal é investir em exercícios respiratórios, automassagens, alongamentos e meditação. Experimente fazer uma respiração mais lenta, expirando mais devagar e sentindo, aos poucos, a expansão do abdômen.