Aqui no Dermaclub nós estamos sempre atentas às novidades do mundo de cuidados com a pele! Então não poderíamos deixar de contar tudo sobre a 24ª edição do Congresso Mundial de Dermatologia, que aconteceu em Milão, entre os dias 10 e 15 de junho de 2019, com a participação cerca de 15 mil dermatologistas do mundo todo. A Drª Luíza Guedes, do Rio de Janeiro, estava lá e contou para o DermaClub quais foram as novidades mais interessantes desse importante evento internacional. Confira!

Sustentabilidade e Expossoma foram temas em destaque no Congresso

A médica conta que essa foi a primeira vez que participou de um congresso mundial de dermatologia e o que mais chamou sua atenção foi a proposta de sustentabilidade apresentada no evento - “muitas empresas estão adotando uma medida sustentável de embalagens e ver essa evolução é bem marcante”, explicou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Além disso, pesquisas, produtos e tendências abordadas falaram sobre a interação da nossa pele com o meio ambiente. “Até pouco tempo atrás, a gente dizia que apenas os danos solares faziam mal à pele, mas atualmente existem muitos fatores que prejudicam a região, como a fumaça do cigarro, poluição, poeira, fuligem… esse conjunto de elementos que são acumulados na nossa pele durante a vida toda, provocando o envelhecimento precoce, é chamado de expossoma”.

Antioxidantes, ativos prebióticos e uso do filtro solar: veja as tendências apresentadas no Congresso

O filtro solar, o antioxidante e outros produtos que também protegem a pele dos efeitos do expossoma foram os mais comentados no Congresso Mundial de Dermatologia. Além disso, a médica também conta que foi abordada a importância da limpeza da pele, do uso de hidratantes com ativos prebióticos que reforçam a barreira cutânea e o microbioma da pele, além de um tratamento anti-idade que ajuda a reverter os danos do envelhecimento.

Outro ponto muito importante que a profissional viu no congresso, foi referente ao uso do protetor solar: “Era muito comentado que não existia diferença entre um filtro solar com FPS 50 ou 70, mas existe sim. Além disso, foi comentado o uso do produto em todas as ocasiões e ambientes, até mesmo em locais fechados e com sombra”, esclareceu.

Ou seja, não invente mais desculpas e use o filtro solar todos os dias e em qualquer ocasião, de acordo com a indicação do seu dermatologista!

+ 8 novidades que aconteceram no evento:

1) Simpósio La Roche-Posay: foram discutidos os desafios do tratamento da acne sob a perspectiva dos pacientes e como um algoritmo de inteligência artificial pode ajudá-los;

2) Simpósio Vichy: abordou o impacto dos diferentes fatores do expossoma (radiação UV, poluição, estresse, alimentação, qualidade do sono, etc) sobre o envelhecimento, manchas, acne e a função da barreira de proteção da pele;

3) Simpósio Skinceuticals: evidenciou as novas descobertas científicas que apontam os antioxidantes como protagonistas na prevenção do envelhecimento atmosférico.

4) Simpósio CeraVe: destacou o papel das ceramidas na recuperação da pele seca ou com tendência à sensibilidade.

5) Apresentação da plataforma Skin Alliance, que oferece conteúdo médico para os dermatologistas se manterem sempre atualizados.

6) La Roche-Posay lançou o app SpotScan, que ajuda a Conscientizar sobre acne nos mais diversos graus, a partir de uma inteligência artificial, que deve chegar ao Brasil ainda em 2019, e também apresentou a Fundação La Roche-Posay que ajuda na melhoria de qualidade de vida de crianças que estão em tratamento para combater o câncer.

7) Vichy apresentou o app Skin Consult que, também baseado em inteligência artificial, permite acompanhar o envelhecimento da pele;

8) SkinCeuticals apresentou o DOSE, equipamento exclusivo que permite que o médico dermatologista customize o tratamento com produtos da própria marca.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.