Sabia que a pele do homem precisa de cuidados especiais devido à sua produção hormonal? Assim, o corpo masculino têm características únicas, como a barba, que ajuda a proteger o rosto das agressões externas - como radiação solar e poluição. E, para entender mais sobre o tema e como manter uma rotina de cuidados adequada, o DermaClub conversou com a dermatologista Nicole Perim, de Belo Horizonte.

Você sabe quais são as características da pele do homem? Descubra a diferença entre a pele masculina e a feminina

Segundo a médica, a principal diferença entre a pele masculina e feminina encontra-se em sua textura, espessura e densidade. Essas alterações acontecem devido ao hormônio testosterona, que é presente em maior concentração no homem. “A pele masculina é mais áspera, pois tem a camada externa mais desenvolvida por ter uma maior quantidade de queratina. Assim, os pelos são mais grossos e em maior quantidade”, disse.

Outra diferença marcante é em relação a produção de sebo e suor. “O homem possui glândulas sebáceas em maior quantidade, e, por isso, sua pele costuma ser mais oleosa, com poros dilatados e tendência à acne. Já a produção de suor pode chegar ao dobro da taxa feminina”, comentou.

Descubra os principais cuidados que o homem deve ter com a pele do rosto

De acordo com a Dra. Nicole, entre os principais cuidados com a pele masculina, o uso do filtro solar é primordial, tanto para a proteção contra o câncer de pele quanto na prevenção do envelhecimento precoce. Por isso, como o homem possui tendência à oleosidade e tem mais pelos, a escolha da textura do produto é importante para não deixar o rosto esbranquiçado e oleoso.

“A higienização com produtos específicos é essencial, já que auxilia no controle do brilho. Já o esfoliante pode ser usado semanalmente para diminuir os quadros de foliculite causados pelo barbear”, recomendou. Já como cuidado anti-idade, a médica indica produtos com vitamina C e retinoides, que performam bem na pele masculina.

A pele masculina também precisa de hidratação?

De acordo com a dermatologista, todas as peles precisam ser hidratadas, já que este passo está relacionado à presença de água nas camadas da pele, o que é fundamental na manutenção das fibras elásticas, colágenas e no viço. “Uma pele desidratada pode ter uma produção exacerbada de sebo - chamado de efeito rebote -, na tentativa de se reequilibrar”, comentou.

A barba funciona como uma proteção para o rosto

Sabia que os pelos da barba são uma proteção mecânica da pele? A Dra. Nicole explica que os pelos ajudam a proteger o rosto masculinos de agressões externas, como a radiação solar e a poluição. “Quando o homem se barbeia, ele causa microagressões à pele, danificando a camada externa, deixando-a mais propensa a irritações e perda de água. Assim, a hidratação adequada pós-barba auxilia na manutenção da função de barreira cutânea”, contou. Um dos produtos mais recomendados nestes casos é a água termal, que oferece um boost de antioxidantes e propriedades calmantes para o rosto. Outra opção interessante no cuidado masculino é apostar em uma solução à base de zinco, que ajuda na cicatrização dessas microlesões provocadas pelo barbear. Consulte seu dermatologista!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.