Uma pele oleosa tem a maior tendência à formação de cravos e espinhas. Além disso, ela pode desenvolver outros problemas, como manchas e cicatrizes de acne. Mas como podemos prevenir e tratar essas complicações? Pensando nisso, o Dermaclub entrevistou a dermatologista Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, que esclareceu os melhores cuidados para cada situação.

1. Cravos

Para prevenção do aparecimento dos cravos, a médica indica uma limpeza da pele feita regularmente. “Eu sugiro o uso de sabonetes à base de enxofre e ácido salicílico, que ajudam a desobstruir os poros”, indicou. Já como tratamento, é necessário o uso de substâncias mais concentradas como o peróxido de benzoíla ou ácidos retinóicos, que ajudam a diminuir a quantidade de cravos.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2. Espinhas

De acordo com a Drª Gabriella, no caso das espinhas, devemos lançar mão de produtos que possuem maior poder antibacteriano. “Nestes casos, o uso de antibióticos locais ou de substâncias que diminuam a colonização de agentes bacterianos (como a nicotinamida) é muito indicado”, garantiu.

3. Manchas e cicatrizes de acne

As manchas de acne devem ser prevenidas com o uso diário de filtro solar. “O sol ajuda a manchar peles com muita inflamação, como é o caso da pele acneica. O mesmo cuidado vale para quem tem cicatrizes de espinhas, em que a fotoproteção também é muito importante”, assegurou. Para evitar essas imperfeições, o ideal é iniciar o tratamento da acne o mais rápido possível.

4. Oleosidade

A fim de controlar a oleosidade na pele acneica, a médica indica que é importante fazer uso, além do gel de limpeza, de alguns ácidos, como os retinóicos e os alfa hidroxiácidos que ajudam a controlar a alta produção de sebo na região do rosto. Ambos devem ser aplicados diariamente por ordem de um dermatologista.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.